Skip to main content

 

 

Como medir a sustentabilidade de uma fazenda? Em algum momento, produtores interessados em boas práticas agrícolas deparam com essa questão. E nem sempre encontram respostas. Hoje em dia, o mercado exige dados concretos sobre a produção sustentável para a criação e oferta de linhas de crédito e serviços.

Exemplo é o RenovaBio, programa do governo federal voltado para a certificação da produção de biocombustíveis de acordo com critérios sustentáveis. Uma das ferramentas desenvolvidas para o RenovaBio é chamada RenovaCalc, calculadora que permitirá medir a eficiência ambiental dos biocombustíveis. 

Desenvolvida por um grupo de trabalho coordenado pela Embrapa, a ferramenta deve servir de referência para definir os chamados créditos de descarbonização previstos no RenovaBio. Gerente de sustentabilidade aplicada da Fundação Espaço ECO (FEE), Juliana Silva explica que a calculadora foi criada a partir do conceito de avaliação do ciclo de vida (ACV), uma técnica desenvolvida para mensurar os possíveis impactos ambientais, sociais e econômicos resultantes da fabricação e utilização de determinado produto ou serviço. Ao lado do Rabobank e da Sices Agro, a FEE é parceira da Globo Rural no Prêmio Fazenda Sustentável e realizará neste mês um curso de capacitação de ACV no contexto do RenovaBio.

 

“A ideia com o conceito é quantificar todas as entradas e saídas e avaliar os potenciais impactos causados para produzir determinado produto”, diz Juliana. Ela utiliza um copo d’água como exemplo. “O que é mais sustentável, beber água em um copo de vidro ou de plástico? Se formos comparar as duas alternativas, será preciso olhar para toda a cadeia de produção do plástico e do vidro, considerando desde a extração da matéria-prima, seu beneficiamento e transporte, até chegar ao consumidor, o uso e o pós-uso.”

O que importa é conhecer, por meio da mensuração, os impactos gerados pela produção no aquecimento e uso da terra, dentre outros fatores. Para o Prêmio Fazenda Sustentável, a Fundação Espaço ECO leva em conta a análise agroambiental, que inclui a produção e as boas práticas agrícolas das fazendas, e a análise social. A produção é analisada por meio de um software e um banco de dados, ferramentas que permitem comparar qualquer combinação de cultivos e pecuária na propriedade. 

O conceito de ACV é importante para a tomada de decisão dos produtores. “Sem mensurar e conhecer de fato quais são os impactos causados por uma atividade, a gestão de riscos e a identificação de oportunidades para diferenciação de produtos tornam-se mais desafiadoras”, diz Juliana.

Segundo ela, a avaliação do ciclo de vida vem para concretizar a sustentabilidade. “Hoje em dia, dizemos que tudo é verde, que tudo é ecológico, mas, se não medirmos de fato, não saberemos se é realmente. Esse tipo de estudo vai ajudar na gestão. Se eu conheço melhor os números, os meus processos e meus impactos, consigo tomar decisões de forma mais assertiva.”

 
Source: Rural

Leave a Reply