Skip to main content

Porto de Santos, litoral paulista (Foto: Ernesto de Souza/ Ed. Globo)

 

_A Rumo Logística vai receber um carregamento de 71 mil toneladas de fertilizantes no Porto de Santos. O Panamax Ostria, carregado com sulfato de amônio a granel, é o maior navio de fertilizantes já registrado no porto. A operação tem como destino o terminal da companhia em Rondonópolis (MT). A embarcação partiu do Porto de Yantai, na China, no dia 13 de outubro. A chegada em Santos está prevista para o dia 27 de novembro e a atracação no Termag deve acontecer no dia 13 de dezembro.

"Isso é fruto de nossa estratégia comercial e parceria com o Termag para aumentar o tamanho dos navios carregados com fertilizantes e priorizar o uso do modal ferroviário. Já havíamos batido o recorde com o navio Ultra Lynx, de 61 mil toneladas, e agora estamos indo ainda mais longe", disse o gerente comercial da Rumo, Raphael Tulio. "Navios maiores, aliados ao carregamento ferroviário, são mais produtivos, trazem ganho de escala com redução de custos e aumentam a capacidade efetiva de todo o sistema logístico."

Leia também: 
>> Plantio de soja na Argentina atinge 30% da área, diz Bolsa de Cereais
>> Novo foco de peste suína africana é detectado em Pequim

Em oito meses de operação do terminal de Rondonópolis, a Rumo deve movimentar mais de 750 mil toneladas de fertilizantes destinadas a Mato Grosso. Segundo a empresa, o volume é cerca de 20% do que foi importado no ano inteiro para o Estado. "Temos como estimativa ultrapassar 2 milhões de toneladas em 2019, atingindo aproximadamente 50% do que é importado pelo Estado em menos de dois anos de projeto", disse Tulio. Dados da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda) apontam que Mato Grosso é o principal consumidor de fertilizantes do Brasil.

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply