Skip to main content

A medida, que entrou em prática na última terça-feira (20/11) (Foto: Manoel Marques/Ed. Globo)

O governo do Pará passou a autorizar o transporte de gado apenas nos casos em que for comprovado que os animais são provenientes propriedades inscritas no Cadastro Ambiental Rural (CAR). A medida, que entrou em prática na última terça-feira (20/11), atende recomendação do Ministério Público Federal (MPF) visa impedir que comercialização de gado de para de desmatamento ilegal.

>> Siga a Globo Rural no Instagram

A vinculação obrigatória da emissão de Guias de Transporte Animal (GTAs) ao CAR foi estabelecida em decreto de 2014 e implementada após estudos e conversações entre a Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adepará), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e o MPF.

Segundo o MPF, além de combater o desmatamento, “a novidade facilita a identificação da origem e destino dos animais – a chamada rastreabilidade –, item valorizado por mercados consumidores preocupados com a sustentabilidade ambiental da cadeia da pecuária”.

O processo de vinculação da emissão das GTAs ao CAR será progressivo. Na primeira etapa a exigência está valendo apenas em relação a propriedades com rebanho acima de mil cabeças de gado. Em seguida a exigência vai abranger propriedades com mais de 500 cabeças; depois, as de mais de cem, e, no final de 2019, todas as propriedades rurais do estado só poderão transportar gado se estiverem inscritas no cadastro ambiental.

Caso o CAR seja inexistente ou esteja suspenso, a GTA não será emitida até que o imóvel esteja com o seu cadastro ambiental regular.

A recomendação do MPF para a vinculação das GTAs ao CAR faz parte de uma série de iniciativas que vêm sendo tomadas pela instituição há quase dez anos a fim de banir do mercado os responsáveis por ilegalidades na cadeia produtiva da pecuária na Amazônia.

Leia também:
>> Ciência brasileira decifra genes da qualidade da carne
>> Seleção após desmama traz benefícios econômicos para o pecuarista

Na primeira década dos anos 2000, a pecuária era apontada como responsável por até 80% do desmatamento ilegal na região. Por isso, em junho de 2009, o MPF e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) entraram na Justiça Federal com ações contra pessoas e empresas acusadas pelo desmatamento, no Pará, de uma área de 157 mil hectares – o equivalente ao município de São Paulo.

As ações pediam indenização de R$ 2 bilhões às fazendas dos “bois do desmatamento” e aos frigoríficos que compravam gado dessas áreas. Paralelamente ao ajuizamento dessas ações, o MPF encaminhou a empresas clientes desses frigoríficos recomendações para que fosse evitado o incentivo ao gado de origem ilegal, que, além do desmatamento, provoca trabalho escravo, invasões de terras públicas e violações a povos tradicionais da Amazônia.

Em menos de dez anos, e com a parceria de governos estadual e municipais, produtores rurais, Associação Brasileira de Supermercados (Abras), e Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), a atuação do MPF pela regularização da pecuária no Pará colaborou para que o número de propriedades inscritas no CAR passasse de cerca de 500 para mais de 200 mil.

Leia também:
>> Saiba o que afeta a lucratividade do manejo de gado de corte
​>> Produção leiteira em gado de corte deve ser conduzido com reserva

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply