Skip to main content

jacarandá-banana (Foto: Reprodução)

Que fruto é esse parecido com o maracujá, mas nascido em uma árvore?
Alessandra Lemes Fleury Andrade, via Facebook

A planta é conhecida popularmente como banha-de-galinha, pacová-de-macaco, jacarandá-banana ou pau-banana. Pertence ao gênero Swartzia, da família Fabaceae, a mesma do pau-brasil, feijão, amendoim, soja, entre outras culturas. É possível que seja da espécie Swartzia langsdorffii, que é nativa da Mata Atlântica ombrófila (floresta pluvial) dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. É ocasionalmente cultivada devido à beleza de suas flores e aos frutos característicos, os quais são também muito apreciados pelos animais. Enquanto algumas pessoas gostam da massa amarela (arilo), que envolve as sementes e tem uma combinação dos sabores de mamão e laranja, outras consideram desagradáveis tanto o paladar quanto o cheiro da fruta.
 

(Foto: Alessandra Lemes/Arquivo Pessoal)

Leia também:
>> Como plantar cardamomo
>> Pacová-de-macaco serve para alimentar animais silvestres
>> Pacová-de-macaco tem características parecidas com o cacau e o cupuaçu
>> Mamão: 3 dicas úteis para quem quer plantar a fruta

CONSULTOR: LUÍS CARLOS BERNACCI, pesquisador do Instituto Agronômico (IAC) de Campinas, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, tel. (19) 3202-1650, bernacci@iac.sp.gov.br

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply