Skip to main content

O nível de preservação do território brasileiro chega a 60% de mata nativa (Foto: Ana Cotta/CCommons)

 

O presidente da Apex Brasil, Roberto Jaguaribe, comentou, na palestra de abertura do Fórum Estadão Agronegócio Sustentável, que a sustentabilidade é o carro-chefe da produção agrícola brasileira, embora ainda haja vários desafios a serem enfrentados. "É bom lembrar, porém, que sustentabilidade depende de rentabilidade e isso tem de caminhar junto", disse.

Mas, no caso do Brasil, o país leva vantagem em relação a vários outros, já que tanto a Embrapa quanto o Inpe e a própria Nasa confirmaram o nível de preservação do território brasileiro, que chega a 60% de mata nativa.

>> Cresce o número de empresas que investem em sustentabilidade

Além disso, ele mencionou que a revolução do agro melhorou não só a condição do campo, mas a condição de vida do brasileiro. "Somos o terceiro maior exportador de agricultura", enfatizou. "Nossa vantagem, além disso, é que podemos expandir a agricultura sem incorrer em conflitos com o meio ambiente ou mais desmatamento", disse ele, referindo-se aos 48 milhões de pastagens degradadas que deverão ser convertidas em cultivos integrados com pastagens nos próximos anos.

Sobre a agricultura tropical, Jaguaribe mencionou que a pesquisa apresentou exemplos extraordinariamente positivos que muitos achavam que seria impossível. "Há, atualmente, muita convergência entre meio ambiente e produção. E essa convergência deu um salto desde a Eco 92. Até então, não se pensava em meio ambiente."

>> Agro espera crescer 40% até 2050 com tecnologia e produção sustentável

Jaguaribe citou também o Código Florestal, que foi um importante salto na conciliação entre produção agrícola e meio ambiente. "Somos sustentáveis e isso é importante que seja levado ao exterior. Ainda sofremos por causa de uma imagem não correspondente ao cenário da produção brasileira", continuou. "Lógico que ainda há distorções e realidades distintas, pois o Brasil é grande e diversificado. Mas podemos dizer que o Brasil é o mais sustentável do mundo, em relação não só à agricultura mas também quanto à matriz energética", disse ele, mencionando que a energia eólica gerada no País já corresponde a uma Itaipu.

>> Fazenda do Paraná é exemplo de boas práticas em sustentabilidade

Jaguaribe citou também a questão dos defensivos agrícolas, assunto que deve ser enfrentado "sem demagogia e com pragmatismo".

>> Siga a Globo Rural no Instagram

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply