Skip to main content

Reunião da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA) teve a participação dos futuros ministros da Agricultura e das Relações Exteriores (Foto: Divulgação/FPA)

 

A futura ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou que pretende aproximar mais a pasta do Itamaraty para favorecer a promoção do agronegócio brasileiro no exterior. E espera que o Ministério de Relações Exteriores do novo governo leve para os mercados globais a “imagem real” do setor para os países compradores dos produtos nacionais.

“O que a gente quer é que o Ministério das Relações Exteriores contribua com o agronegócio lá fora. Com certeza teremos um relacionamento diferente”, disse ela, que esteve junto com o futuro chefe do Itamaraty, Ernesto Araújo, na reunião da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), na terça-feira (20/11).

Leia também
>>> Novacki: Tereza Cristina deixou claro que projetos positivos serão mantidos
>>> “Benefício fiscal à JBS foi normal”, afirma Tereza Cristina
>>> Embaixador Ernesto Araújo é escolhido para Relações Exteriores

Tereza Cristina defendeu que os adidos agrícolas do Brasil estejam mais integrados com o trabalho das Relações Exteriores. De outro lado, disse que o Ministério da Agricultura estará à disposição dos diplomatas brasileiros para lhes apresentar o setor agropecuário e até mesmo levá-los ao campo.

“Como indicada para o Ministério da Agricultura, entendo que a Secretaria de Relações Internacionais tem que ser fortalecida e estar cada vez mais próxima do Ministério das Relações Exteriores”, pontuou.

No encontro com a bancada ruralista, Ernesto Araújo recebeu as demandas do agro relacionadas ao mercado global. Segundo Tereza Cristina, ele também ouviu as preocupações setor, como o futuro da relação com chineses e árabes. Não houve, no entanto, um debate mais aprofundado sobre esses assuntos.

>>> Siga a Globo Rural no Instagram

Servidor de carreira do Itamaraty, Ernesto Araújo é conhecido por ser "contra o globalismo" e elogioso da política de Donald Trump nos Estados Unidos, posições manifestadas em um blog pessoal na internet. Na segunda-feira (19/11), em entrevista à Rádio CBN, Tereza Cristina disse que não conhecia o futuro colega de primeiro escalão, mas que recebia bem a sua indicação.

“Vamos conversar para eu entender bem os pontos de vista dele”, disse, durante a entrevista. “Todo mundo muda. Uma coisa é você escrever outra é estar em um governo onde você tem que sentar com os diversos atores e ver o que é bom para o Brasil”, acrescentou.

Estrutura do Ministério

Em conversa com jornalistas, na terça-feira (20/11), Tereza Cristina reafirmou que estão sendo estudadas mudanças na estrutura do Ministério da Agricultura para o próximo governo. Agricultura Familiar, Pesca o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) tendem a ser incorporados à pasta.

“Estamos fazendo uma rearranjo disso e ainda não é definitivo. Temos que levar para a transição, para as pessoas que estão cuidando da administração para depois bater o martelo”, comentou.

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.

 
Source: Rural

Leave a Reply