Skip to main content

Saída britânica da União Europeia está em fase tensa (Foto: Arquivo/EFE)

Em meio às tensões com o Reino Unido, o Itamaraty informou que monitora a saída britânica da União Europeia e possíveis impactos na relação comercial com o Brasil. O órgão deixa claro que, até o momento, não há previsão de impacto para os acordos já existentes entre o Brasil e o Reino Unido ou com a União Europeia e também aponta que as relações migratórias (como retirada de vistos) não serão afetadas.

Fontes do Itamaraty informaram à reportagem, no entanto, que a forma como serão divididas as quotas agrícolas entre os países pode ser uma potencial preocupação ao governo brasileiro, conforme mostrou na quinta-feira (15/11) o Grupo Estado. Segundo o Itamaraty, há hoje em vigor 77 acordos internacionais bilaterais entre o Brasil e o Reino Unido que, a princípio, não devem ser afetados pelo Brexit.

Leia também
>>> Mercosul e UE não superam impasses e cúpula é suspensa
>>> Entrevista: fome cresce no mundo e desafia a FAO

Além disso, há outros 30 pactos vigentes entre Brasil e União Europeia e outros cinco instrumentos entre o Brasil e agências europeias. Nesse caso, pode ser necessário um novo instrumento bilateral com o Reino Unido no acordo firmado com a Comunidade Europeia de Energia Atômica (Euratom).

O Itamaraty informou, ainda, que "não haverá repercussão nas normas migratórias aplicáveis atualmente entre o Brasil e aquele país" no caso da separação entre os dois lados. "Os acordos bilaterais Brasil-Reino Unido em matéria de imigração e vistos deverão permanecer em vigor, de modo a continuar a facilitar o deslocamento de nacionais em direção ao território de ambos os países", aponta a nota.

Quotas agrícolas

Na quinta, fontes do Itamaraty afirmaram que está no radar do órgão possíveis problemas em relação a como serão divididas as quotas agrícolas. Hoje, a proposta é por uma repartição matemática, proporcional entre os dois grupos econômicos. O mecanismo apresentado à Organização Mundial do Comércio (OMC) para legalizar essa repartição, no entanto, tem sido visto com "reservas" por exportadores agrícolas – entre eles, o Brasil.

"Como fica, na hora que efetivamente o Reino Unido sair da União Europeia, a carne bovina que a Inglaterra mandar para o resto da União Europeia? Debita da quota ou não? Isso pode ocasionar prejuízo eventual ao Brasil", comenta a fonte.

Novo secretário

O atual líder do Departamento de Saúde e Assistência Social do Reino Unido, Steve Barclay, foi confirmado como novo secretário do Brexit, informou nesta sexta-feira, 16, a emissora BBC. Barclay é ex-diretor do banco Barclays.Ele vai substituir Dominic Raab, que renunciou na quinta-feira, 15, por discordar do pacto para saída do Reino Unido da União Europeia (UE) do governo da primeira-ministra britânica, Theresa May.Além disso, o anúncio vem depois que Amber Rudd foi nomeada secretária do Trabalho e Previdência.

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.

 
Source: Rural

Leave a Reply