Skip to main content

Algodão (Foto: Ernesto de Souza/ Ed. Globo)

 

O Estado de Mato Grosso deve cultivar com algodão na safra 2018/2019 uma área recorde, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Em sua primeira estimativa para a atual safra, o Imea aponta uma lavoura de 937,8 mil hectares, 18,1% maior que a da temporada anterior.

"Este aumento continua sendo em decorrência da valorização da pluma, que possibilitou o adiantamento da venda de grandes volumes da fibra. Avaliando cada safra separadamente, observa-se um aumento de área de segunda safra em relação à primeira, sendo esperado na primeira cultivo de apenas 28,8 mil hectares, enquanto que, na segunda safra, 908,9 mil hectares", disse o Imea, em relatório.

>> Siga a Globo Rural no Instagram

"O aumento da área de segunda safra vem de encontro com a intenção cada vez maior do produtor mato-grossense em maximizar o uso da área, aumentando as áreas de soja na primeira e investindo novas áreas de algodão na segunda safra.

"A produtividade média esperada é de 277,8 arrobas por hectare, o que representa um recuo inicial de 1,0% em relação à produtividade da safra 2017/2018. Se confirmada a projeção, o volume produzido pode ser de 3,9 milhões de toneladas de algodão em caroço e de 1,6 milhão de toneladas de pluma, acréscimo de 16,9% e 17,1%, respectivamente, ante a safra 2017/2018.

Leia também:
>> Exportação de algodão deve atingir recorde de 1,2 milhão de toneladas
>> MT vendeu 85% da safra atual de algodão

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply