Skip to main content

Abate de bois subiu neste ano (Foto: Ernesto de Souza/ Ed. Globo)

O ano é de altos e baixos para a pecuária de corte brasileira. Os analistas estão ainda avaliando volume de abate, preço da arroba, consumo interno exportações de carne e outros itens.

Uma coisa é certa: o abate de bovinos subiu 3,6% no terceiro trimestre deste ano ante o mesmo período de 2017. O país abateu 8,28 milhões de cabeças de bovinos sob algum tipo de serviço de inspeção sanitária no terceiro trimestre. Esses números, ainda preliminares, foram divulgados agora pouco pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e são resultados da Pesquisa Trimestral de Abate de Animais.

>> Siga a Globo Rural no Instagram

E mais: O resultado foi 7,2% maior do que o registrado no segundo trimestre do ano. Em relação ao terceiro trimestre do ano passado, houve crescimento de 3,6% no abate de bovinos. As carcaças bovinas totalizaram uma produção de 2,10 milhões de toneladas no terceiro trimestre de 2018, um aumento de 11,0% em relação ao segundo trimestre do mesmo ano. Já em relação ao terceiro trimestre de 2017, houve crescimento de 4,2% na produção de carcaças.

É sintomático, assim, que a venda de sêmen de corte na temporada 2018 está indo bem. Somente de raças de corte foram comercializadas 2,937 milhões de doses no primeiro semestre deste ano, aumento de 14,2% em relação a igual período de 2017.

Conversei com Heverardo Rezende, presidente da Alta, de Uberaba (MG). Ele disse que a recuperação em 2018 foi “notável”. “Vendemos 17% mais no primeiro semestre, computados o corte e o leite.” Heverardo adianta que a empresa deve fechar o ano com um acréscimo de 24% na comercialização de sêmen de touros de corte. O executivo está animado.

A matéria sobre o mercado de sêmen bovino neste ano está na edição de novembro da revista GLOBO RURAL.

Leia também:
>> A beleza e a funcionalidade do cavalo brasileiro de hipismo em São Paulo
>> Maior produtividade de carne é de SP; InterCorte é lançada
>> Pecuária leiteira: revolução tecnológica acontece agora

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply