Skip to main content

A soja ainda está em desenvolvimento no campo, mas já está sendo vendida (Foto: José Medeiros/Ed. Globo)

 

A comercialização antecipada da safra de soja 2018/19, que ainda está em desenvolvimento no campo, atingiu 27,3% da produção esperada, estimou a consultoria Datagro. O resultado indica alta em relação ao mesmo período da temporada anterior, quando este porcentual estava em 20,4%, mas abaixo da média de 28% obtida nos últimos cinco anos. O levantamento considera as vendas feitas até o dia 2 de novembro.

Leia também:
>> Paraná registra primeiro foco de ferrugem asiática na safra de soja
>> Preço da soja cai com pressão do câmbio e expectativa de compradores

"A esperada queda nos preços aconteceu, reduzindo o interesse de venda pelos produtores. Além disso, o setor ainda sente o impacto negativo do tabelamento mínimo para os fretes, que inflacionou o mercado de transportes no país", explica a consultoria em nota. As vendas da oleaginosa remanescente da safra 2017/18 alcançaram 95% do volume produzido, porcentual acima dos 88% registrados em 2016/17 e também maior que os 93% da média para cinco anos.

Milho

O milho da segunda safra, a safrinha, de 2018 teve 79% da produção comercializada, acima dos 73% vendidos em igual período do ano passado, mas abaixo da média de cinco anos, de 81%. "O salto nas vendas, na variação anual, esteve ligado ao aumento da necessidade de comercialização por parte dos produtores e à piora nas expectativas de preços futuros", justifica a Datagro.

Já as vendas do cereal produzido no verão de 2018 somaram 90% da produção, ante 89% verificado um ano antes, porém, inferior aos 95% da média de cinco anos. Segundo a consultoria, a lentidão nas negociações esteve ligada à expectativa de melhora ainda maior no padrão de preços por parte dos produtores.

Leia também:
>> Plantio de milho atinge 65% da área de verão 2018/2019 no Centro-Sul
>> EUA vendem 394,4 mil toneladas de milho da safra 2018/19 na semana, diz USDA

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply