Skip to main content

 (Foto: U.S. Air Force/Maj. (Dr.)Wendi Wohltmann/Creative Commons)

 

No prédio onde moro, há três anos não conseguimos controlar a infestação de percevejo de cama, cujo foco está em um dos apartamentos. Como podemos eliminar esses insetos?
Jucilene Pimenta, do Rio de Janeiro

O percevejo de cama se aloja no colchão, estrado, cabeceira, frestas da estrutura da cama, colchas, lençóis, travesseiros e fronhas. Também é encontrado em criados mudos, gavetas de roupas, atrás de rodapés, armários, entre outros locais. Para o combate de infestações grandes e duradouras, o ideal é contratar uma empresa especializada no serviço e com experiência em controle de percevejo de cama. Como a praga tem se mostrado resistente a inseticidas piretróides, as desinsetizações devem ser realizadas com o produto associado à neonicotinóides ou à reguladores de crescimento de insetos, como o flufenoxurom.

O controle do percevejo de cama também pode ser feito com a lavagem de todos os materiais. Vestimentas, colchas e edredons devem ser levados à secadora de roupa ou expostos ao sol por várias horas. Em seguida, passe tudo a ferro quente, principalmente as costuras dos tecidos. Use aspirador de pó em todos os lugares. Após a aspiração, incinere ou deixe o saco de resíduos do aparelho no freezer por uma semana antes de jogar fora. Faça esse procedimento sistematicamente, de preferência dia sim, dia não. Pode-se utilizar ainda máquinas de limpeza a vapor, aplicando vagarosamente o jato nos locais onde os percevejos possam se esconder. Adote capas com zíper e sem dobra para os travesseiros e colchões.

Leia também: 
>> Entenda as fases de crescimento das mariposas
>> Confira 5 dicas para o manejo do percevejo na lavoura de soja

CONSULTORA: ANA EUGÊNICA DE CARVALHO CAMPOS, pesquisadora do Instituto Biológico (IB-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply