Skip to main content

Segundo AgRural, o estágio do plantio da soja no país é um recorde para o período (Foto: José Medeiros/Ed. Globo)

 

Os produtores brasileiros de soja já semearam 60% dos 35,8 milhões de hectares que devem ser cultivados nesta temporada 2018/2019, até quinta-feira, 1º de novembro, apesar do excesso de chuva registrado em alguns Estados. O número representa avanço de 14 pontos porcentuais em uma semana e é recorde para esta época do ano, mantendo boa vantagem sobre os 43% de um ano atrás e também sobre os 41% da média de cinco anos, segundo levantamento semanal da consultoria AgRural, divulgado nesta segunda-feira (5/11).

Com 90% de sua área já plantada, ante 61% no ano passado e 57% na média de cinco anos, Mato Grosso continua na liderança entre os Estados. As chuvas têm conseguido garantir umidade na maior parte das regiões produtoras. Em Sorriso, no Médio-Norte, a expectativa é de que a colheita comece na segunda quinzena de dezembro.

Em Mato Grosso do Sul, os produtores aproveitaram a boa umidade do solo e a trégua nas chuvas para acelerar o plantio, que atingiu 81%, mantendo-se acima dos 78% do ano passado. Mesmo assim, no sul do Estado há relatos de casos pontuais de áreas que devem ser replantadas por causa do excesso de chuva em outubro.

Leia também:
>> Preço da soja cai com pressão do câmbio e expectativa de compradores
>> “Produtor poderia colher até 130 sacas de soja por hectare”

Em Goiás, os trabalhos estão acelerados e 80% da área já está plantada, num cenário muito diferente da lentidão observada há um ano, quando apenas 33% da área estava semeada em virtude da irregularidade das chuvas.

Já no Paraná e em Santa Catarina as chuvas dificultam o avanço das máquinas. O plantio ocorreu mais uma vez de sábado (27/10) até quarta-feira (31/10), para então ser interrompido por causa do retorno das precipitações. No Paraná, 69% da área está semeada, ante 74% há um ano e 66% na média de cinco anos. Em Santa Catarina, 24% da área está plantada, em comparação com 38% há um ano. Embora não haja perda de potencial produtivo, o desenvolvimento inicial das lavouras está mais lento do que o esperado em algumas áreas do oeste paranaense por causa dos poucos dias de sol registrados em outubro.

No Rio Grande do Sul, o plantio avançou bem mesmo com chuva, atingindo na quinta-feira (1º) a 24% da área total – o dobro do índice registrado um ano atrás. No resto do país, o plantio alcançou 81% em São Paulo, 54% em Minas Gerais, 50% em Rondônia, 15% no Maranhão, 14% na Bahia, 9% no Piauí e no Pará e 8% no Tocantins.

No Matopiba, a semana de tempo mais seco fez o produtor reduzir o ritmo dos trabalhos. No fim de outubro, a AgRural manteve sua estimativa de área plantada com soja na safra 2018/2019 do Brasil em 35,8 milhões de hectares, com aumento anual de 1,9%. A produção, baseada por ora em linha de tendência de produtividade, é calculada em 120,3 milhões de toneladas, ante 119,3 milhões em 2017/2018.

Leia também:
>> Exportação do complexo soja cresce 69,5% em volume, diz MDIC
>> Plantio de soja atinge 65% no Paraná
 
Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply