Skip to main content

Considere na análise os custos de colheita e de transporte e o manejo da floresta (Foto: Sérgio Cardoso/Ed. Globo)

 

Da minha plantação de eucalipto com oito anos e meio de idade, cujas mudas foram compradas de uma associação em Bauru (SP), 70% correspondem à urograndis e 30% à urofila. Como planejo fazer um desbaste, deixando cerca de 1.500 árvores para vender como tora quando atingirem 13 ou 14 anos, gostaria de saber se existe mercado para essas variedades.
Marcelo Ferreira de Oliveira, via Facebook

Agregar valor à madeira é uma excelente opção para aumentar a rentabilidade de cultivos florestais, desde que sejam superados os gastos adicionais. Considere na análise os custos de colheita e de transporte e, no manejo da floresta, veja se o incremento pretendido com o desbaste compensa até a idade de corte, inclusive se a quantidade de árvores deixadas está adequada. A Embrapa Florestas possui simuladores de crescimento de florestas de eucalipto que auxiliam a prognose. Em um raio de cerca de 200 quilômetros, procure por serrarias que desdobrem a madeira de eucalipto na região, ou por fornecedores de madeireiras locais que comercializam eucalipto serrado. Verifique, então, o preço que pagam e as características desejadas da madeira que adquirem, como espécie, idade e dimensões, a fim de saber se é possível atender o mercado e se o valor compensa. Também são potenciais compradoras empresas de tratamento de madeiras, que trabalham com as do tipo roliça de eucalipto de grandes dimensões para construções rurais, civis ou projetos de paisagismo.

Leia também: 
>> Como rebrotar o eucalipto
>> Saiba qual é o melhor mercado para a venda de eucalipto

CONSULTOR: EMBRAPA FLORESTAS, Estrada da Ribeira, km 111, Caixa Postal 319, CEP 83411-000, Colombo (PR), tel. (41) 3675-5600, www.embrapa.br/fale-conosco
Foto: Jaque-Oliveira

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply