Skip to main content

Jumentos mortos estavam entre Itapetinga e Itororó (Foto: Divulgação/Adab)

 

Após diversos jumentos serem encontrados mortos nas margens de uma rodovia próximo a Itapetinga, na Bahia, a cidade foi proibida de confinar esss animais, conforme decisão da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). A entidade também interditou, na segunda-feira (29/10), a fazenda em Itororó, município vizinho, que abrigava os jumentos que seriam abatidos no Frigorífico Sudoeste, de Itapetinga. 

Na última semana de outubro, os jumentos eram transportados de caminhão até o frigorífico, sendo que alguns não resistiram à viagem e foram desovados na estrada. Segundo a Adab, o motorista não tinha uma guia de trânsito animal (GTA). Quando a Polícia Civil intercepetou o veículo, ainda foram encontrados outros animais sem água, comida ou condições adequadas de transporte. 

Leia também:
>> Laticínios do RS defendem Meio Ambiente e Agricultura separados
>> Entidades concordam com fusão, mas veem riscos à política agrícola

A Adab anunciou que vai itensficiar a fiscalização para que isso não aconteça mais. Além disso, a partir de agora os jumentos deverão ser transportados de suas fazendas de origem diretamente para o Frigorífico Sudoeste. Os animais são provenientes de outras cidades da Bahia e regiões do Nordeste. 

Em Itapetinga, eles são abatidos. A carne o couro são exportados para a China, onde os produtos são encaminhados para as indústrias farmacêuticas e de cosméticos.

Jumentos seriam abatidos em frigorífico da cidade (Foto: Divulgação/SOS Animais Itapetinga)

 

Leia também:
>> Polícia encontra ‘cemitério de jumentos’ no interior da Bahia
>> “Não é fusão, mas sim a extinção do ministério do Meio Ambiente”, diz Adriana Ramos

O motorista do caminhão afirmou que os jumentos ficavam na fazenda de Itororó sob cuidados de um chinês. A propriedade possui registro para o confinamento dos animais e espaço para alimentação. Contudo, assim que os policiais chegaram no local para a interdição, os bichos foram encontrados presos em um curral e sem comida. 

A Adab comunicou que os jumentos foram liberados para que comessem. Eles devem ser encaminhados para o abate em breve, pois, apesar dos problemas, não apresentam condições de transmissão de doenças. 

Em agosto deste ano, policiais encontraram um "cemitério de jumentos" em Itapetinga. Vários animais morreram de fome, sede e alguns corpos mostravam sinais de mutilação, indicando maus-tratos. Membros de uma organização em prol dos animais denunciou a situação, mas ninguém foi acusado oficialmente. 

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.

 

 

 

 

 
Source: Rural

Leave a Reply