Skip to main content

Água limpa e fresca também não pode faltar para as galinhas (Foto: Globo Rural)

 

Está vingando muito pouco os ovos da pequena criação de galinhas caipiras do meu pai, que tem um galo bom e ativo. Como melhorar a produção, pois de 13 ovos que colocamos para chocar, por exemplo, consegue-se apenas dois ou três pintinhos?
Gustavo Barros, via Facebook

A baixa eclosão de ovos das galinhas pode ser explicada pelo envelhecimento das aves, o que varia de acordo com alguns fatores, como genética, pureza da raça e manejo. Com o passar do tempo, as fêmeas diminuem os níveis de fertilidade, reduzindo a postura. Porém, é possível que a má alimentação seja o motivo da queda na produção de ovos. Se alimentadas apenas a pasto e com milho, que é muito calórico, as galinhas engordam bastante e criam uma camada de gordura em volta dos órgãos reprodutores, prejudicando a fertilização. O galo acasala a fêmea, mas o cruzamento não consegue atingir a fecundação do ovo devido à barreira de gordura que envolve a cloaca. Em fase de reprodução, as galinhas devem receber ração de postura, produto vendido em lojas do varejo especializado. Como complemento, pode-se acrescentar milho na proporção de uma parte do grão para duas de ração. Forneça à vontade frutas e hortaliças cruas, exceto alface. Água limpa e fresca também não pode faltar.

Leia também: 
>> Saiba como tratar diarreia em galinhas
>> GR Responde: Como tratar manchas brancas que aparecem nas galinhas

CONSULTORA: MARIA VIRGÍNIA F. DA SILVA, membro da Associação Brasileira dos Criadores de Aves de Raças Puras (ABC Aves); endereço para correspondência: Rua Ferrucio Dupré, 68, CEP 04776-180, São Paulo (SP), tel. (11) 5667-3495, abcaves.com.br

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply