Skip to main content

Até o embargo, em dezembro do ano passado, Rússia era o principal comprador da carne suína (Foto: Editora Globo)

 

A indústria brasileira de carne suína comemorou o fim do embargo da Rússia, anunciado nesta quarta-feira (31/10) pelo ministro da Agricultura, Blairo Maggi. Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), foram reabilitadas quatro plantas industriais e os embarques podem ser retomados já a partir desta quinta-feira (1/11).

“A retomada deste mercado tem um significado importante, em especial, pela representatividade que a Rússia desempenhou nos últimos anos, como principal destino das vendas brasileiras”, afirma o presidente da ABPA, Francisco Turra, em nota oficial divulgada pela entidade.

Leia também
>>> Rússia reabriu mercado para carnes suína e bovina do Brasil, diz Maggi
>>> Carne suína: peste suína africana pode aumentar importação chinesa
>>> Ação em Paris gera US$ 380 milhões em negócios de aves e suínos

O embargo havia sido imposto em dezembro do ano passado. Desde então, os russos deixaram de importar 230,4 mil toneladas de carne suína, de acordo com a entidade, tendo por base dados do governo federal. O volume representa ao menos 40% do total embarcado pelo Brasil.

A reabertura da Rússia não deve ter efeito apenas no comércio bilateral, acredita a ABPA, mas também nas vendas para países do leste europeu. Volumes que devem se somar aos registrados nos mercados da Ásia e da América do Sul, diz a Associação, em nota.
Source: Rural

Leave a Reply