Skip to main content

Conselho Nacional de Política Energética condicionou o aumento da mistura de biodiesel aos resultados de testes (Foto: Eduardo Otubo/CCommons)

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou nesta segunda-feira, 29, a proposta do aumento da mistura do biodiesel ao diesel comercializado nos postos de 10% (B10) para 15% (B15) até 2023. O aumento será escalonado, em 1 ponto porcentual ao ano, a partir de junho de 2019, até atingir o B15. A proposta do CNPE será encaminhada à Presidência da República, que deve acatá-la e transformá-la em uma resolução mandatória do órgão de política energética.

O CNPE alertou que a evolução da mistura "está condicionada à conclusão e resultados dos testes determinados" e estimou que a produção do biodiesel do Brasil saia de 5,4 bilhões para mais de 10 bilhões de litros anuais, entre 2018 e 2023. "Esse crescimento representa um aumento de 85% da demanda doméstica, o que deve consolidar o Brasil como um dos maiores produtores de biodiesel no mundo", informou.

Leia também
>>> Para que serve o Acordo de Paris
>>> RenovaBio deve impactar grãos e biodiesel, diz INTL FCStone
>>> Entidades pedem à ANP retomada da mistura de 10% do biodiesel ao diesel

Além da alta na oferta e na demanda, a variação na mistura se encaixa nas metas previstas de aumento no uso do biocombustível previstas no RenovaBio, a nova política nacional de biocombustíveis.Após a decisão, Erasmo Carlos Battistella, presidente do Conselho de Administração da Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (Aprobio), informou que a entidade "sempre defendeu a importância da previsibilidade para o crescimento do setor, e a deliberação do CNPE vem nesse sentido e merece ser saudada.

Vai alavancar os investimentos na cadeia produtiva do biodiesel e tem tudo para fazer com que o Brasil se torne o principal mercado no mundo, tanto em produção quanto em consumo", relatou Battistella.

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply