Skip to main content

Eumar Novacki, secretário executivo do Ministério da Agricultura do Brasil, e Fernando Miranda Sotillos, vice-ministro da Agricultura da Espanha (Foto: Divulgação/Mapa)

O governo da Espanha manifestou ao do Brasil o interesse na conclusão de um acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia. A informação é do Ministério da Agricultura (Mapa). De acordo com a pasta, o vice-ministro da Agricultura espanhol, Fernando Miranda Sotillos, fez essa sinalização em encontro com o secretário executivo Eumar Novacki, em Madri.

“O acordo poderá trazer vantagens a ambos os lados”, disse Novacki, de acordo com a nota oficial publicada pelo Mapa. Do lado espanhol, a informação é de que o governo está dando suporte às negociações e que o país tem interesse em manter as boas relações comerciais com o Brasil.

No comunicado, o Ministério destaca que os principais pontos de discussão entre os dois blocos estão relacionados ao setor de proteína animal. Entre os temas, estão carne bovina, rastreabilidade, a presença do vermífugo ractopamina em suínos e a liberação do pescado brasileiro.

Leia também
>>> Governo chinês amplia benefícios fiscais para exportadores agrícolas
>>> China e EUA devem retomar comércio parcialmente, diz consultoria

No ano passado, as exportações do agronegócio brasileiro para a União Europeia somaram US$ 13,46 bilhões. Os principais itens da pauta foram complexo soja, café, carnes, sucos, fumo, cereais e frutas.

O Brasil importou US$ 1,989 bilhão em itens do agronegócio europeu, em 2017. A maior parte foi de produtos industrializados.
Source: Rural

Leave a Reply