Skip to main content

A estatal salienta em comunicado que nessas visitas também são avaliadas as lavouras cultivadas e os documentos relativos à posse e uso (Foto: Manoel Marques / Editora Globo)

 

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) conclui nesta sexta-feira (26/10), vistoria aos produtores de arroz da Região Sul, beneficiados com o Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro) e Prêmio para Escoamento do Produto (PEP). Os fiscais verificam se os contemplados nos leilões estão cumprindo as exigências que constam nos normativos e avisos específicos. As operações tiveram início no dia 15 deste mês, informa a Conab.

A estatal salienta em comunicado que nessas visitas também são avaliadas as lavouras cultivadas e os documentos relativos à posse e uso. Os fiscais também confirmam os dados e locais que foram informados no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican). Ao todo, dez profissionais participam destas fiscalizações, dos quais seis no Rio Grande do Sul e quatro em Santa Catarina.

Leia também:
>> Arroz: Pepro tem demanda para 100% dos lotes; em PEP houve procura por 45%
>> IGC revisa para cima a previsão de safra global 2018/2019 de grãos

Caso sejam encontradas irregularidades, o beneficiário é notificado para apresentar defesa. Se for considerada inconsistente, o produtor ou cooperativa não recebe o prêmio ou terá de devolver o recurso para a Conab se já houver recebido, além de pagar multa relativa ao valor do prêmio. O cidadão também ficará sujeito à inclusão do seu nome no cadastro de inadimplentes, sendo impedido de participar de outros programas do governo, diz a Conab.

Por meio dos leilões de Pepro, o governo oferece um prêmio ao produtor rural ou à sua cooperativa, que devem comprovar a venda e o escoamento do produto de acordo com as regras previstas no edital. Já no PEP o benefício é ofertado às indústrias que se dispuserem a adquirir o produto pelo preço mínimo fixado pelo governo federal e escoá-lo conforme estabelecido no edital.

Até o mês de outubro, a Conab já ofertou leilões de prêmios para 369 mil toneladas de arroz em leilões de Pepro, nos quais foram negociadas 109,3 mil t. No caso do PEP, foram ofertadas 543 mil toneladas, com 390,7 mil t negociadas.

Leia também:
>> Inflação de custo de produção sobe 3,68% no Rio Grande do Sul
>> Publicado o zoneamento para arroz, girassol e milho

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply