Skip to main content

Segundo o Rabobank, a peste suína na China pode impactar o mercado global (Foto: Rogério Albuquerque / Editora Globo)

 

A propagação da peste suína africana (ASF, na sigla em inglês) na China pode afetar significativamente a produção local de suínos e resultar em maior necessidade de importação até o começo de 2019, diz o Rabobank em relatório trimestral sobre o setor.

Segundo o banco, embora o número oficial de animais sacrificados no país seja relativamente pequeno, existe a possibilidade de uma mudança radical na oferta nos próximos meses, o que teria impacto sobre o mercado global.

Leia também:
>> Governo chinês exige que transportadores de animais vivos registrem veículos
>> Carne suína: produtores europeus e sul-americanos ampliam vendas para a China

Desde agosto, está proibido o transporte de animais vivos de regiões afetadas. Por isso, algumas regiões do país que são grandes consumidoras mas não têm produção estão enfrentando escassez de oferta e forte alta dos preços. As importações chinesas de carne suína aumentaram 10% em agosto ante igual período do ano passado, talvez refletindo esses desequilíbrios regionais, diz o Rabobank.

Para o banco, essas importações devem continuar crescendo de forma constante até o fim do ano e podem superar os níveis de 2017. O Rabobank também espera um aumento das importações no ano que vem.

O banco ainda destaca os casos de peste suína africana em javalis na Bélgica. O surto deve ter sérias consequências para exportadores belgas, mas não afeta significativamente os embarques da União Europeia. A Bélgica é responsável por apenas 2,5% das exportações de carne suína do bloco. Caso se espalhasse para países vizinhos como Holanda ou Alemanha, o impacto seria bem maior, diz o Rabobank.

Leia também:
>> Importações chinesas de carne suína devem crescer 8% neste ano
>> Ação em Paris gera US$ 380 milhões em negócios de aves e suínos

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply