Skip to main content

O desfile sustentável teve fantasias produzidas pelos funcionários do hotel (Foto: Divulgação)

 

Um desfile sustentável foi realizado nesta terça-feira (16/10) em um hotel na praia do Pernambuco, na cidade do Guarujá, litoral sul do Estado de São Paulo. Materiais reciclados, recolhidos no próprio resort, que é membro da Ong Green Building Council Brasil, entidade que incentiva a indústria da construção sustentável no país, foram utilizados para montar combinações das peças de roupas. Colaboradores do hotel e seus filhos desfilaram com os looks do evento. Os próprios funcionários produziram as fantasias. "O intuito do desfile é provocar novas formas de produzir, consumir e se relacionar com o mercado da moda e contar um pouco sobre o processo artístico com materiais recicláveis", diz o gerente geral do hotel, João Carlos Pollak. Materiais como copos descartáveis, cápsulas de café expresso, toucas de cabelo, lençóis e papelão foram utilizados para formar as peças para o desfile, que acontece uma vez por ano, onde o protagonista é o lixo reciclável.

>> Fazenda do Paraná é exemplo de boas práticas em sustentabilidade

Anualmente, o resort produz 15 toneladas de lixo que são separados e encaminhados para uma empresa local de reciclagem. A hospedaria se compromete com o crescimento sustentável e realiza outras ações para elevar a consciência ambiental como o Emissão Zero, que reaproveita toda a água do tratamento de efluentes e das chuvas. Em um período de um ano, o hotel evita o desperdício de 40 milhões de litros no meio ambiente. O resort é o primeiro a ter certificação internacional sobre emissão zero de efluentes.

A horta orgânica do hotel (Foto: Divulgação)

De acordo com João Carlos, a ideia do evento é despertar a consciência ambiental nos funcionários e mostrar para eles que o lixo, além de preservar o meio ambiente, também pode se tornar sustento. Seguindo uma tendência iniciada no Brasil pelo Rio de Janeiro, o hotel tem incentivado os hóspedes a não utilizaram canudos plásticos. No litoral paulista, a cidade de Santos, vizinha do Guarujá, já sancionou uma lei que prevê, a partir de 1º de janeiro de 2019, a proibição da distribuição de canudos em estabelecimentos comerciais como bares, restaurantes, cafés e lojas de alimentação. A norma tem como objetivo reduzir impacto do produto, que pode levar até quatro séculos para se decompor.

>> A nova economia da Amazônia

Outra iniciativa sustentável é uma horta orgânica cultivada nas dependências do hotel. A colheita serve para a alimentação dos funcionários, que são os “agricultores” do cultivo, e também para os hóspedes. A horta também tem caráter didático e serve como escola de cultivo para crianças hospedadas. No espaço, são desenvolvidos hortelã, tomilho, coentro, alecrim, manjericão, espécies que mais se adaptam ao clima do litoral.

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply