Skip to main content

Risco de temporais na região Sul e no Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (18/10) (Foto: State Farm/CCommons)

Nesta quinta-feira (18/10), o avanço de uma frente fria pelo litoral Sul do Brasil poderá levar temporais nos três Estados da região. A previsão é do Climatempo, que alerta que as chuvas podem ocorrer a qualquer hora do dia.

É no noroeste gaúcho, no centro-oeste de Santa Catarina e no Paraná que as chuvas mais volumosas são esperadas. As rajadas de vento mais intensas podem chegar a 90 km/h.

No Mato Grosso do Sul, o cenário é parecido. As condições para temporais aumentam por conta de áreas de instabilidade que se formam no Paraguai e avançam pelo Estado, mas a frente fria no Sul do Brasil também influenciará o tempo ali.

Leia também:
>> Excesso de umidade em MS e no sul exige atenção para safra de soja
>> El Niño e La Niña: o que são, como ocorrem e por que afetam a produção agrícola

Na maior parte do Estado, as pancadas de chuva desta quinta-feira ocorrerão no período da tarde. O Climatempo alerta que elas podem ser acompanhadas de raios.

Na porção sul do Mato Grosso do Sul, entretanto, a chuva ocorre de forma volumosa já de madrugada. O risco de temporais nesta área é ainda maior, e os ventos podem chegar a 80 km/h.

Mato Grosso e Goiás

No norte de Mato Grosso, há previsão de chuva a qualquer hora do dia nesta quinta-feira. Segundo o Climatempo, a intensidade será entre moderada e forte. Nas demais áreas do Estado, e também em Goiás, o ar quente e úmido ajudará a formar nuvens carregadas. O resultado são pancadas de chuva à tarde e à noite, de forma isolada e mal distribuída, mas sempre com raios.

Próximos dias

Na sexta-feira (19/10), o cenário muda na região Sul. As áreas de instabilidade vão perder força, segundo o Climatempo, com as chuva diminuindo na região. Em áreas do centro-oeste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, o sol volta a aparecer. Em Porto Alegre, no Vale do Itajaí e em praticamente todo o Estado do Paraná, ainda haverá condições para chuva, mas com menor intensidade.

Já no sábado (20/10), praticamente todas as áreas da região terão sol forte. Apenas em Florianópolis e Curitiba haverá condições para garoa. No domingo (21/10), a condição de sol na maior parte da região continua. Somente a região de Uruguaiana pode ter chuva a partir da tarde.

No Mato Grosso do Sul, o tempo ainda segue muito instável na sexta-feira. É só no sábado que os temporais deixam de apresentar risco, ainda que sejam esperadas algumas pancadas de chuva. No domingo, só deve chover ao norte do Estado, na divisa com o Mato Grosso.

Em Mato Grosso e Goiás, a sexta-feira será marcada por sol, calor e pancadas de chuva com raios que acontecem a qualquer hora do dia.  Ao longo do final de semana, a chuva deve aumentar nos dois Estados.

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.

 
Source: Rural

Leave a Reply