Skip to main content

(Foto: Divulgação)

 

Tradicional na Bahia, o acarajé é um quitute delicioso para ser consumido em celebrações ou para saciar aquela fominha no meio da tarde. A chef e nutricionista Lisiane Miura, do Comitê Umami, possui uma receita clássica que deixa qualquer um com água na boca. Aprenda a fazer abaixo:

Leia também: 
>> Como fazer sorvete de hibisco
>> Conheça a pizza de polenta, servida em restaurante no Espírito Santo

Ingredientes:
Acarajé
500 g de feijão fradinho cru
1 cebola média cortada em pedaços
3 colheres (chá) de sal
2 vidros de azeite de dendê (400 ml)

Molho
3 pimentas malagueta bem picadas
Meia xícara (chá) de camarões secos, sem casca
1 xícara (chá) de azeite de dendê
2 cebolas médias picadas
1 e meia colher (chá) de sal

Modo de preparo:
Inicie o preparo na véspera do consumo: em uma tigela, coloque o feijão, cubra com água e deixe de molho por, no mínimo, 14 horas. No dia seguinte, escorra e esfregue os grãos entre a palma das mãos, para que soltem as cascas. No copo do liquidificador, coloque o feijão e a cebola, e bata bem até obter uma massa homogênea. Transfira para uma tigela e tempere com o sal. Em uma panela pequena, aqueça o azeite de dendê em fogo médio e, com o auxílio de duas colheres de servir, molde os acarajés. Frite-os, aos poucos, até que fiquem dourados (cerca de 3 minutos de cada lado). Escorra em papel toalha e reserve.

Prepare o molho: bata a pimenta e metade dos camarões secos no liquidificador até que fique homogêneo. Reserve. Em uma panela pequena, aqueça o azeite de dendê em fogo alto e refogue a cebola por cerca de três minutos, ou até murchar. Acrescente a mistura de camarões, os camarões inteiros restantes e tempere com o sal. Misture, retire do fogo e espere esfriar. Corte cada acarajé ao meio no sentido do comprimento e sirva recheado com o molho.

Leia também: 
>> Como fazer uma torta de cachorro-quente
>> Quatro flores comestíveis para plantar em casa

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply