Skip to main content

O cupuaçuzeiro tem plantio fácil e retorno econômico viável (Foto: Marcelo Curia/Ed.Globo)

 

_O plantio de fruteiras antes encontradas somente na região norte do país vem avançando para o centro-sul do território nacional, graças às técnicas de cultivo adaptadas a novos ambientes e ao interesse de agricultores em aproveitar o potencial dos produtos agrícolas da Amazônia, que têm gerado renda e emprego – inclusive para a agricultura familiar.

O sabor típico dos frutos e o aproveitamento da polpa e das sementes do cupuaçu pelas indústrias alimentícias e de cosméticos contribuíram para que se espalhassem plantações domésticas da espécie pela Bahia, Espírito Santo, São Paulo e outros Estados brasileiros. De cultivo fácil e retorno econômico viável, o cupuaçuzeiro (Theobroma grandiflorum) tornou-se uma cobiçada planta frutífera para aumentar o orçamento mensal entre pequenos e médios produtores.

Leia também: 
>> Como plantar bacuri
>> Receita de doce de cupuaçu com ganache de açaí

Perene e de crescimento ereto, a árvore de cupuaçu na natureza (estado em que é encontrada, sobretudo, na parte sul e sudeste da Amazônia Oriental e no noroeste do Maranhão) ultrapassa 20 metros de altura. A copa tem capacidade para desenvolver até 7 metros de diâmetro.

Mas quando cultivado, como acontece no Equador, Guiana, Martinica, Costa Rica, São Tomé, Trindade e Tobago, Gana, Venezuela, Peru e Colômbia, além daqui, o cupuaçuzeiro atinge de 6 a 10 metros de altura, um tamanho mais adequado para áreas com espaços menores. Com podas de condução, pode manter-se com 4 metros. Apropriado para a realização de consórcios com outras culturas, pode ainda ser plantado com mandioca, milho, bananeira e mamoeiro, ampliando as possibilidades de obter outros rendimentos na propriedade rural.

O fruto apresenta características que permitem o uso do cupuaçu na elaboração de diversos alimentos, incluindo do preparo caseiro de sucos, sorvetes, tortas, licores, doces em compotas, geleias e biscoitos ao processamento de sorvetes, iogurtes e outros produtos lácteos. Com as amêndoas, pode-se fabricar chocolate e uma gordura fina semelhante à manteiga de cacau, enquanto o óleo, proveniente das sementes, é ingrediente para a industrialização de produtos de beleza.

Cupuaçu pode ser usado em várias receitas
Foto: Thinkstock/Iara Vernazi/Ed.Globo)

Por meio de uma unidade em Belém (PA), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) difunde a cultura do cupuaçuzeiro comercializando sementes da variedade BRS Carimbó. Lançada em 2012, é composta de material resistente à vassoura-de-bruxa, doença responsável pela perda média de 70% da produção do fruto no Estado paraense.
A Carimbó tem potencial de produtividade de 4,5 toneladas de polpa e 1 tonelada de sementes secas por hectare. Ao atingir a fase adulta, aos oito anos, a variedade produz, em média, 18 frutos, com peso médio de 1,6 quilo, por safra.

INÍCIO Para agilizar a produção do cupuaçuzeiro, comece o plantio adquirindo mudas prontas. Com mais experiência, passe a multiplicar a cultura com o uso de sementes dos frutos obtidos. É importante, contudo, assegurar que as mudas sejam provenientes de diferentes matrizes sadias, vigorosas, precoces e de alta produção. Por isso, compre exemplares de um produtor idôneo.

PROPAGAÇÃO Mais comum é por meio de sementes, escolhendo as grandes e redondas, localizadas no meio dos frutos maiores com casca sem manchas e rachaduras. Levam de 10 a 15 dias para iniciar a germinação após passar pelo processo da semeadura. Recomenda-se adotar a enxertia apenas como alternativa para obter clones de matrizes com boas características, pois o método não contribui para a precocidade e a redução do porte do cupuaçuzeiro.

AMBIENTE Necessita de sombreamento, o que pode ser solucionado com o plantio consorciado do cupuaçuzeiro com outra cultura. No caso de realizar um cultivo solteiro, folhas de palmeiras podem ser uma alternativa para proteção contra o sol. Em áreas de capoeira, plante as mudas no centro de picadas abertas com 2 metros de largura.

PLANTIO Comercial deve ser em áreas com solo de alta fertilidade, profundo, areno- argiloso, com capacidade de retenção de água e teor de argila, mas sem encharcar. Um mês antes de abrir e preparar as covas, faça a análise do solo e corrija com calcário dolomítico, se for necessário. Consulte um profissional para obter orientações. Plante na estação das chuvas em regiões com temperaturas médias anuais acima de 22 ºC e mais de 75% de umidade relativa do ar.

ESPAÇAMENTO Tem várias opções para o cupuaçuzeiro, sendo 5 x 5 metros (400 plantas por hectare), 6 x 6 metros (277 plantas por hectare) e 6 x 4 metros (416 plantas por hectare) os mais utilizados. Ainda é possível usar para a cultura o sistema de marcação quadrangular, retangular ou triangular, que tem um acréscimo de 15% no número de plantas por área.

ADUBAÇÃO De, no mínimo, 5 litros de esterco de galinha, ou 10 litros de cama de aviário, mais 200 gramas de superfosfato triplo para cada cova. O esterco de galinha pode ser substituído por 2 quilos de torta de mamona ou 8 litros de esterco de bovino, que devem estar fermentados. Em um raio de cerca de 50 centímetros da planta, aplique cobertura morta para diminuir a incidência de ervas daninhas e impedir as variações bruscas de temperatura do solo.

COVAS São indicadas com as dimensões de 40 x 40 x 40 centímetros. Precisam ser abertas um mês antes de iniciar o plantio, separando o solo superficial, que é o mais escuro nos primeiros 20 centímetros de profundidade, do mais profundo, de tom mais claro, dos 20 aos 40 centímetros subsequentes. Preencha as covas com a mistura de adubos, cujas quantidades devem ser especificadas por meio de análise do solo, com a parte de terra superficial já retirada. Complete o preenchimento com o solo mais profundo.

PRODUÇÃO Se estabiliza ao cinco anos após o início do plantio. Contudo, os primeiros frutos do cupuaçuzeiro surgem aos dois anos de idade da planta.

CUIDADOS Nos tratos culturais incluem manutenção da limpeza da área de plantio com roçagem, coroamento, cobertura verde e/ou cobertura morta, além de podas de formação, produção, limpeza e renovação da copa, para controle da vassoura-de-bruxa.

Cupuaçu (Foto: Marcelo Curia)

 

 
Source: Rural

Leave a Reply