Skip to main content

Da esquerda para a direita: Luís Rangel, secretário de defesa Agropecuária; Blairo Maggi, ministro da Agricultura; Joel Krüger, presidente do Confea (Foto: Paulo Lázaro/Mapa)

Engenheiros agrônomos de todo o Brasil passaram a ser responsáveis pelo receituário de produtos a serem aplicados nas lavouras e pela definição das misturas nos tanques de aplicação. É o que garante uma acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Agricultura (Mapa) e o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

De acordo com o Mapa, o acordo significa um “empoderamento” do agrônomo. Antes, ele deveria apenas seguir a bula dos produtos emitidas pelo fabricantes. “Era uma demanda antiga dos profissionais”, disse o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, conforme divulgado pela pasta.

O acordo vale por quatro anos, podendo ser renovado por outros quatro. A entidade ficará responsável pela fiscalização do exercício profissional do agrônomo. Para o secretário de Defesa Agropecuária, Luís Rangel, regulamentar a responsabilidade do agrônomo sobrea mistura dos tanques tira do produtor rural o peso de uma “irregularidade involuntária”.

Leia também
>>> Bayer obtém decisão provisória para novo julgamento em litígio sobre glifosato
>>> Agro deve exportar US$ 100 bilhões neste ano, diz Maggi

“São usados vários produtos para otimizar o processo e existem riscos de eventual mistura criar incompatibilidade química no tanque de pulverização, precipitando uma substância, entupindo bico, criando fitotoxidade, dependendo da cultura, da forma como é aplicado. E só quem entende de fato desse assunto é o engenheiro agrônomo”, disse Rangel.

Para o Confea, o acordo nivela as informações sobre a utilização e a fiscalização dos agrotóxicos. “Nivelemos as informações sobre fiscalização de agrotóxicos, receituário agronômico, enfim, temas sempre presentes no exercício profissional e que refletem na vida da população”, disse o presidente do Conselho, Joel Krüger.

Ainda conforme o Confea, o acordo com Mapa vale por quatro anos, renovável por outros quatro.

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.

 
Source: Rural

Leave a Reply