Skip to main content

Mãe girolando afaga sua cria em pastagem no Brasil (Foto: Divulgação)

Notícia boa. A Associação Brasileira dos Criadores de Girolando está expandindo as fronteiras da raça pela América Latina. Para garantir que o número de rebanhos certificados seja cada vez maior no continente, a entidade acaba de assinar convênio técnico com associações de criadores da Bolívia e do Equador.

A associação considera que a raça está em franco crescimento em vários países, mas há a necessidade de certificar oficialmente a qualidade dos animais. Veja o que afirma Guilherme Marquez, diretor de Relações Internacionais da Associação: “A Bolívia e o Equador já têm rebanhos bons e agora estão dando um passo certeiro para ter um gado de alto valor genético, como já é o brasileiro. Não existe qualidade sem o registro genealógico, pois ele é a garantia para o pecuarista, e para o mercado, de que o animal está dentro dos padrões raciais definidos para a raça”, assegura Marquez.

A girolando é uma raça brasileira. É uma mistura do sangue zebuíno da gir com o sangue europeu da holandesa. Escrevo sobre a girolando há 40 anos, desde o final da década de 1970, quando editava a revista Balde Branco. Hoje, o rebanho girolando soma 2 milhões de animais, sendo responsável por 80% da produção leiteira nacional. A girolando é extremamente rústica, portanto mais fácil de manejar, e atualmente também produz muito leite.

Leia também:
>> Girolando comemora 20 anos de reconhecimento pelo Mapa
>> Angus confirma liderança na venda de sêmen

Pois bem, a partir de agora, o serviço de registro de animais girolando passa a ser realizado com exclusividade no Equador pela Associação de Criadores de Gir e Girolando do Equador (Asogyre). A assinatura do convênio ocorreu no dia 6 de outubro, durante a Expoferia Ganadera 2018, em Guaiaquil.
Já na Bolívia, quem conduzirá o serviço de registro será a Associação Boliviana dos Criadores de Zebu (Asocebu).

Tabapuã na pista

Quem me manda notícias é a Associação Brasileira dos Criadores de Tabapuã, outra raça brasileira fruto de cruzamento entre o gado mocho nacional e outros animais de origem indiana. A tabapuã é de corte.

Julio Laure, presidente da Associação, informa que a raça está pronta para participar da 56ª Exposição de rio Preto, que acontece no período de 10 a 14 deste mês, em São José do Rio Preto (SP).

Ano passado, durante o evento, a raça reuniu expositores de três estados e teve como jurado o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, que destacou a qualidade da pista.

“Para esta edição esperamos elevar o número de animais. Já temos confirmados expositores de quatro estados”, adianta Laure.

Leia também:
>> ABS incorpora In Vitro definitivamente
>> Mercado de queijo nobre de búfala cresce 20% ao ano

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply