Skip to main content

Foco da doença foi identificado no Estado do Ceará (Foto: Rogério Albuquerque/Editora Globo)

A Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) reportou uma ocorrência de febre suína clássica no Brasil. De acordo com o comunicado, divulgado nesta segunda-feira (8/10), o foco foi identificado no Estado do Ceará. Em um plantel de 130 animais, 115 foram contaminados e 112 morreram. Os outros três foram sacrificados.

A doença foi identificada pelo Laboratório Nacional (Lanagro), em Minas Gerais. Segundo a OIE, a comunicação do incidente foi feita pelo diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Guilherme Marques, no domingo (7/10).

"O Estado do Ceará não é parte da zona livre de peste suína clássica e a ocorrência está a mais de 500 quilômetros dos limites da zona livre. Já está sendo adotada restrição de movimento de animais e produtos biológicos entre a zona livre e a que não é livre", diz o informe da OIE, acrescentando que ainda deverão ser divulgados novos dados sobre o incidente.

Leia também:
>> Brasil sugere vigilância sul-americana contra peste suína
>> SC exporta 3,6% mais carne de frango e 29,5% mais proteína suína

É o primeiro caso de peste suína clássica no Brasil desde 2009, de acordo com a Organização. A doença, assim como a peste suína africana, tem se alastrado especialmente por países do leste europeu e da Ásia. Recentemente, o Ministério da Agricultura (Mapa) anunciou medidas de reforço na vigilância para evitar a chegada da doença ao território nacional.

Procurado pela reportagem de GLOBO RURAL, o Mapa informou, por meio da assessoria, que a ocorrência ainda está em fase de testes e que enviou técnicos ao local para novas avaliações. Só depois desses resultados é que a pasta deverá se pronunciar sobre o assunto.

Leia também:
>> Ministério amplia medidas para barrar ingresso do vírus da peste suína
>> Maggi diz que Brasil vai reforçar barreiras contra peste suína

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply