Skip to main content

Fonte: TSE e IBGE

 

 

 

Nas 50 cidades brasileiras com maior PIB agrícola, o candidato Jair Bolsonaro (PSL), fortemente apoiado pelo agronegócio, seria eleito no primeiro turno com 52,83% dos votos válidos, um total de 1.426.461 votos, contra 26,4% de Fernando Haddad, candidato do PT, que obteve 7.131.097 votos.

É o que mostra levantamento realizado pela revista GLOBO RURAL com base em dados divulgados ontem pelo Tribunal Superior Eleitoral e do IBGE.

A performance de Bolsonaro nos grandes agropolos foi 6 pontos percentuais acima do resultado que o capitão reformado obteve em todo o país (46,05%).

A votação mais expressiva de Bolsonaro nos agropolos pesquisados foi registrada em Primavera do Leste (MT), onde o candidato recebeu 73,58% do votos válidos. Haddad, segundo colocado no município, teve apenas 15,03% da votação.

A menor votação de Bolsonaro nos 50 municípios de maior PIB agrícola do Brasil foi em Riachão das Neves (BA), onde ele recebeu 17,67% da preferência do eleitorado. Em meio à expressiva vitória do PT na Bahia, Riachão das Neves foi onde Fernando Haddad teve sua melhor votação entre os municípios de maior PIB Agropecuário. O candidato petista recebeu 75,59% dos votos válidos.

A menor votação do presidenciável petista nos polos de produção agropecuária foi registrada em Itatiba (SP), onde ele foi o preferido de apenas 7,37% dos eleitores, chegando a ficar atrás também de Geraldo Alckmin (PSDB) e de Ciro Gomes (PDT). No município, Bolsonaro obteve 61,89% dos votos válidos.

Dos 50 municípios agro pesquisados pela GLOBO RURAL, Bolsonaro ganhou em 37 e Haddad, 13.

No início de outubro, a bancada ruralista no Congresso, que reúne 261 deputados federais e senadores, declarou apoio à candidatura de Jair Bolsonaro (PSL) à Presidência da República. O número de integrantes da Frente Parlamentar da Agricultura (FPA) representa praticamente metade de toda a Câmara, formada por 513 parlamentares. Já a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag) declarou apoio  à candidatura de Haddad/Manuela, por entender que os candidatos estão mais alinhados com o desenvolvimento sustentável e a defesa e valorização da agricultura familiar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Source: Rural

Leave a Reply