Skip to main content

Parte dos laranjais foi plantada há mais de duas décadas e já tem potencial produtivo reduzido (Foto: Unsplash/Creative Commons)

 

A Cocamar está incentivando produtores cooperados a renovar pomares de laranja. Em nota, o coordenador de culturas perenes da cooperativa com sede em Maringá (PR), Robson Ferreira, explicou que parte dos laranjais foi plantada há mais de duas décadas e já tem potencial produtivo reduzido.

>> Safra 18/19 de laranja será de 273,34 milhões de caixas

O programa de fomento prevê o cultivo de 5 mil hectares com laranja, sendo 2 mil até 2020 e os outros 3 mil entre 2021 a 2026. Por trás do incentivo também está o interesse manifestado pela Louis Dreyfus Commodities (LDC), que tem indústria de suco concentrado em Paranavaí (PR), de fechar contrato por mais dez anos para a entrega de laranja. A LDC tem capacidade para absorver 7 milhões de caixas de 40,8 quilos por ano. Neste ciclo, deve processar 5,5 milhões de caixas – menos do que as 7 milhões do ano passado, em razão de problemas climáticos.

Ferreira lembra que há linhas de crédito disponíveis no mercado para financiar o plantio de laranja, "que tem se revelado uma boa alternativa para a diversificação dos negócios". Os pomares manejados sob orientação da Cocamar, no noroeste do Estado, estão entre os de maior produtividade do País, segundo a cooperativa.

>> Clima retarda colheita e traz alta de preços para laranja e limão

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply