Skip to main content

Número de aves no Brasil alcançou recorde (Foto: Globo Rural)

 

_O Brasil tinha 1,4 bilhão de cabeças de galináceos (galos, galinhas, frangos e pintos) em 2017, um aumento de 6% frente a 2016, atingindo o maior resultado da série histórica da pesquisa, iniciada em 1974. Os dados são do levantamento Produção da Pecuária Municipal (PPM), divulgado nesta quinta-feira (27/9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A Região Sul detinha 47,1% do total de galináceos, outros 26,1% estavam no Sudeste. O Paraná concentrou 25,3% do efetivo nacional, seguido pelos Estados de São Paulo (14,0%), Rio Grande do Sul (11,0%), Santa Catarina (10,8%) e Minas Gerais (8,9%).

Já o total de galinhas foi estimado em 242,8 milhões de cabeças em 2017, um aumento de 11,4% em relação ao ano anterior. A Região Sudeste respondeu por 38,7% do total nacional, e o Sul deteve 26,0%. O Estado de São Paulo foi responsável por 21,9% do efetivo de galinhas no Brasil, seguido por Paraná (10,1%), Rio Grande do Sul (8,8%), Minas Gerais (8,7%) e Espírito Santo (7,9%).

O município com maiores efetivos tanto de galináceos quanto de galinhas foi Santa Maria de Jetibá, no Espírito Santo. O Brasil é o maior exportador de frangos do mundo e o segundo maior produtor de carne de frango, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Os principais destinos do produto brasileiro em 2017 foram Arábia Saudita, Japão e China, apontou o IBGE.

Leia mais:
>> Embrapa busca parceiro para multiplicação e comercialização de aves
>> Com tabela do frete, preço de aves e suínos ao consumidor deve subir

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply