Skip to main content

 (Foto: Divulgação)

 

Típica do Norte e Nordeste do Brasil, o cajá é uma frutinha amarelada rica em ferro, cálcio e vitaminas A, e C. Por ter sabor levemente ácido, ela geralmente não é consumida in natura, mas serve como ingrediente principal para sucos, caipirinhas e algumas receitas, como de geleia. A mestre gelatiere Sandra Chaves se inspirou na cultivar para produzir um sorbet de cajá que não utiliza emulsificante industrial, saborizante ou gordura hidrogenada. Abaixo, aprenda a fazer:

Leia também: 
>> Aprenda a fazer cocadinha de forno
>> Doce de leite: aprenda receita de forno com apenas um ingrediente

Ingredientes:
3 xícaras de água
1 xícara bem cheia de açúcar
1/2 xícara de dextrose (pode ser encontrada em locais que vendem produtos orgânicos)
2 colheres de sopa de goma de tapioca
400 g de polpa de cajá ou a própria fruta descascada e sem caroço

Modo de preparo:
Em uma panela, coloque a água e todos os ingredientes secos (açúcar, dextrose e a goma de tapioca). Acrescente apenas 100g de cajá. Leve ao fogo baixo e não pare de mexer (para não empelotar) até virar um mingau, por aproximadamente 15 minutos. Retire e reserve até esfriar. Depois, bata em uma batedeira os 300g restantes da polpa ou a fruta com o mingau frio. Leve ao congelador por 2 horas. Após este tempo, retire do congelador e bata novamente a massa até obter uma consistência cremosa.

Dica da mestre gelatiere: Para obter mais cremosidade, repita a operação de congelar o sorbet (por 45 minutos) e rebater na batedeira.

Leia também: 
>> Receita de risoto cremoso de camarão
>> Chás: como cultivar oito plantas para fazer a bebida em casa

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply