Skip to main content

Orquídeas campeãs da 99ª Exposição de Orquídeas (Foto: Mariane Reghin)

 

Mistura de cores e aromas. Em meio a 1000 orquídeas raras, Gabriel Kuo, 17 anos, colecionador e membro mais jovem da Associação Orquidófila de São Paulo (AOSP), anda pela 99ª Exposição de Orquídeas, que acontece até domingo (23/9), no bairro da Liberdade, em São Paulo.

Apesar da pouca idade, o garoto demonstra segurança ao falar das plantas. Afinal tem contato com as orquídeas desde os 8, por causa da tia Cristina Kuo, que é colecionadora da flor há 40 anos e membro da AOSP há mais de 15. "Comecei a frequentar o orquidário da minha tia e as cores e perfumes diferentes foram me atraindo. Acabei pegando gosto pelas flores e no ano que vem faz dez anos que cultivo orquídeas com ela", conta o paulistano Gabriel Kuo.

>> Como plantar cinco flores perfumadas para ter em casa

Nascida em Taiwan, Cristina, 67 anos, mora no Brasil desde 1979 e sempre foi apaixonada por colecionar orquídeas. Após se aposentar, passou a cultivar as flores no quintal e no terraço da sua casa em São Paulo e também em uma estufa de 250 metros em um terreno próximo, que atualmente reúne mais de 2,5 mil plantas de diferentes espécies e origens.

Apesar dos custos altos para manter a estrutura de cultivo, a colecionadora, que já visitou exposições de orquídeas nos Estados Unidos e na Holanda, fala da importância das flores em sua vida. "Eu gosto de cultivar orquídeas de diferentes origens e trago frascos dos lugares que visito. Me dedicar as flores é uma espécie de terapia. Me faz feliz e me traz alegria", explica Cristina Kuo.

Gabriel e Cristina Kuo, colecionadores de orquídeas, em frente as espécies expostas que cultivaram (Foto: Mariane Reghin)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A paixão pelas orquídeas uniu as gerações. Na exposição, Cristina Kuo e o sobrinho expõem suas Gastrorchis humblotii, espécie terrestre nativa de Madagascar de difícil cultivo. A flor da tia tem mais de 14 anos de cultivo e a versão menor do jovem tem cinco. 

>> Saiba quando o replantio é indicado para orquídeas

Cristina Kuo, campeã da exposição com seu troféu e o sobrinho (Foto: Mariane Reghin)

Premiação
A 99ª Exposição de Orquídeas também premia os colecionadores e as suas orquídeas. Diversas cidades brasileiras são representadas por suas respectivas associações de orquidófilos e disputam prêmios em quatro categorias: brasileira, americana, não-americana e híbrida. Após a votação dos jurados, são definidas as três melhores plantas de cada categoria. Entre elas, escolhe-se a campeã da exposição, a orquídea de melhor cultivo e a considerada destaque da exposição.

Cristina Kuo venceu a exposição em três categorias: melhor espécie brasileira, destaque e campeã da exposição.

 

Destaques

Cattleya walkeriana é considerada uma das espécies mais bonitas para os orquidófilos (Foto: Mariane Reghin)

 

 

 

 

 

 

Um dos destaques desta exposição é a Dendrobium, espécie originária da região sudeste da Ásia e conhecida como "olhos de boneca", devido ao tom do labelo em relação as pétalas e sépalas e pela diversidade de cores das flores. As Cattleyas também estão em evidência nesta edição, a espécie bastante popular e procurada para decoração tem flores grandes e vistosas que podem ser encontradas nos mais diferentes formatos.

Além de apreciar a exposição de espécies raras, o público pode comprar desde pequenas mudas até plantas adultas floridas e também participar do curso gratuito de cultivo de orquídeas durante os três dias do evento.

>> Como garantir que a orquídea dê flor

Como a entrada é gratuita, a renda do evento é gerada pelo setor de vendas – espaço alugado por expositores para vender orquídeas – e a livraria. É possível levar para casa adubos, substratos, vasos e flores, com preços a partir de R$ 10,00.

A maior exposição de orquídeas de São Paulo, realizada pela AOSP, acontece duas vezes por ano, em março e setembro, e espera receber mais de 30 mil visitantes nesta edição da primavera.

Serviço
99ª Exposição de Orquídeas
Data: 21 a 23 de setembro de 2018
Local: Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (BUNKYO)
Endereço: Rua Galvão Bueno, 596 – Liberdade, São Paulo
Horário: sexta e sábado das 9h às 19h, domingo das 9h às 18h
Entrada Franca

Curso de Cultivo de Orquídeas
Data: 21 a 23 de setembro de 2018
Horário: sexta, sábado e domingo às 10h,14h e 16h
Gratuito e sem necessidade de fazer inscrição

>> Orquídeas nativas estão de volta às marginais de São Paulo

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply