Skip to main content

Vazio sanitário em Goiás termina dia 30 de setembro (Foto: Globo Rural)

O plantio da safra nova e soja pode começar mais cedo em Goiás na temporada 2018/2019, de acordo com a Associação dos Produtores do Estado (Aprosoja-GO), em nota divulgada nesta quinta-feira (20/9). Segundo a entidade, a chegada das chuvas serve de estímulo aos sojicultores.

“Com as chuvas já chegando em várias regiões de Goiás, os produtores estão animados com a perspectiva de iniciar a semeadura de soja mais cedo este ano”, diz o comunicado.

A Aprosoja-GO alerta, no entanto, que as máquinas só podem ir pro campo a partir de primeiro de outubro, depois do fim do período de vazio sanitário. No estado, o período em que as lavouras devem ficar limpas de plantas de soja vai de primeiro de julho a 30 de setembro.

“Apesar das multas pouco expressivas, temos visto algumas situações de acionamento do Ministério Público nos casos de descumprimento do vazio sanitário, o que pode gerar sérios transtornos aos produtores”, conta o presidente da Aprosoja-GO, Adriano Barzotto, na nota.

Leia também
>>> Plantio da safra de soja atinge 9% no Paraná
>>> Bolsa Brasileira lança indicadores de preço para seis produtos agrícolas
>>> Maior demanda e alta do dólar sustentam preços da soja no Brasil

O vazio sanitário da soja foi instituído no Brasil para evitar a propagação do fungo causador da ferrugem asiática. O presidente da Associação ressalta que respeitar o vazio é importante para trazer mais segurança à produção da oleaginosa no Estado.
Source: Rural

Leave a Reply