Skip to main content

Animais meio-sangue senepol com zebu (Foto: Divulgação)

 

 

 

 

 

No ano em que completa 18 anos de Brasil, o Senepol passa a figurar entre as raças bovinas de corte com um selo exclusivo de qualidade da carne. A raça deu entrada no Brasil na cidade de Ariquemes, em Rondônia. Quem a trouxe foi o pecuarista João Arantes. Eu estive por lá um pouco depois do desembarque do gado.

A Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol), cuja sede fica em Uberlândia (MG),  acaba de lançar o Programa de Certificação da Carne Senepol, que passa a integrar o Agri Trace CNA Brazil, plataforma que reúne programas de rastreabilidade de sete raças.

>> Na Churrascada 2018, os jovens comandaram a comilança

O termo de cooperação entre a associação e o Instituto CNA (ICNA) foi assinado pelo presidente da ABCB Senepol, Pedro Crosara, pelo secretário-executivo do ICNA, André Sanches, e pelo coordenador dos Protocolos de Rastreabilidade do ICNA, Paulo Costa. A solenidade de assinatura ocorreu no dia 4 de setembro, em Uberlândia/MG, durante o 2º  Seminário Internacional da Raça Senepol.

Com a raça sendo cada vez mais usada em cruzamento industrial no País, esta é uma estratégia da associação para tornar a carne de Senepol ainda mais competitiva no mercado. “Em total alinhamento com o aumento da demanda do mercado para carne de alta qualidade, estamos lançando o selo SQA (Senepol Quality Assurance), que será concedido a carnes provenientes de animais oriundos de cruzamento industrial com a raça senepol, certificando seus processos produtivos e garantindo padronização e qualidade superior. Isso trará benefícios ao produtor, à indústria frigorífica e, principalmente, ao consumidor. Queremos fomentar o consumo da carne Senepol para um público que prioriza um produto diferenciado”, esclarece Crosara.

>> Mais notícias na coluna de Sebastião Nascimento

Eu já fiz várias reportagens mostrando que o mercado de carne gourmet cresce aceleradamente no Brasil. Perto de 20% ao ano. A crise econômica não compromete os negócios.

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply