Skip to main content

Uma vez estabelecida, a planta é muito resistente e demanda poucos cuidados com manutenção (Foto: Raul Spinassé)

 

Conhecida por estar na letra de uma marchinha de Carnaval de sucesso, título de romance que virou obra-prima da literatura francesa e considerada flor símbolo do movimento abolicionista brasileiro, a camélia (Camellia japonica) é planta que embeleza jardins em diversos países. Pelo mundo, estima-se que existam mais de 30 mil cultivares representando a exuberância da cultura.

Perene e frondosa, a árvore de camélia pode compor alamedas, bordaduras de jardins, praças e parques, acompanhar muros e paredes e ser cultivada em maciços. Procurada para integrar projetos paisagísticos de residências e estabelecimentos públicos e privados, a espécie arbustiva tem na venda de mudas um comércio que pode aumentar o rendimento mensal do produtor.

A camélia reúne características que favorecem o pequeno agricultor interessado em ingressar no crescente segmento da floricultura. Uma vez estabelecida, a planta é muito resistente e demanda poucos cuidados com manutenção. Mas é importante ressaltar que, por ser sensível a temperaturas elevadas, não tem bom desenvolvimento em todo o território nacional.

Em locais de clima quente, a dica é cultivar camélia à meia-sombra (Foto:Raul Spinassé)

Lugares onde há mais incidência de frio, como nos Estados do Sul e nas regiões serranas do Sudeste, são mais adequados para o plantio da cultura, que é, inclusive, tolerante a geadas. A exceção fica para a variedade de flor branca dobrada, que suporta calor de até 30 ºC, desde que sob umidade constante.

Em locais de clima quente, a dica é cultivar camélia à meia-sombra, o que favorece o crescimento da planta. O solo também pode ser mantido mais fresco cobrindo-o com folhas secas ou palha. Embora seja de origem japonesa, a flor adaptou-se bem ao clima subtropical.

No cultivo de camélia para fins comerciais, deve-se dar preferência ao plantio no solo, meio no qual é mais apta e tem capacidade para chegar a 6 metros de altura. Em produções em pequena escala, no entanto, podem ser plantadas em vasos ou floreiras grandes.

Leia também: 
>> Como plantar gipsofila
>> Saiba qual é o melhor solo para plantar flor de cera

Com pétalas dobradas ou simples, as flores da camélia são isoladas, vigorosas e apresentam-se em diferentes tamanhos e em tons vibrantes nas cores rosa, branco, vermelho ou chamuscadas de branco e rosa. Para sustentar a abertura dos botões, é muito importante ter rigor na adubação das covas.

A folhagem do arbusto da camélia também é considerada ornamental, sendo em alguns países cultivada para a produção destinada para corte. Verdes durante o ano todo, as folhas ovais, brilhantes e coriáceas de bordas denteadas colaboram para a formação de uma planta viçosa e robusta, que preenche toda a área que ocupa.

 

INÍCIO Como depende da origem da planta para obter floradas vigorosas, na compra das primeiras mudas verifique se são oriundas do processo de estaquia ou alporquia. Variedades híbridas também são uma alternativa para conseguir árvores com porte compacto. Com variação entre regiões de plantio e viveiros, o preço da muda pode oscilar de R$ 15 a R$ 60.

PROPAGAÇÃO Faz-se por estaquia ou alporquia, métodos preparados após o florescimento das plantas. Se utilizar sementes para o plantio, o primeiro florescimento ocorre somente depois de dez anos. Para facilitar, utilize estacas de ponteiro tratadas com hormônio enraizador. Produza as mudas em ambiente sombreado, com regas constantes. Estão prontas para ser transplantadas para o local definitivo quando atingirem altura entre 0,8 e 1 metro.

AMBIENTE De temperatura amena, variando entre 10 ºC e 20 ºC, é o preferido pela camélia, pois a flor apresenta dificuldades para se desenvolver em locais de clima muito quente. Calor e alta umidade causam o apodrecimento dos botões florais. A existência de noites frias é uma das exigências para que floresçam abundantemente. Também precisa de luminosidade, sendo o cultivo à meia-sombra o mais recomendado.

A folhagem do arbusto da camélia também é considerada ornamental (Foto: Raul Spinassé)

PLANTIO Deve ser em solo profundo, rico em matéria orgânica e levemente ácido, com pH entre 6 e 6,5. Apesar de a planta necessitar de regas frequentes, o solo precisa ter boa drenagem para não se manter encharcado, o que torna a folhagem amarelada.

COVA Para a árvore de camélia deve ter dimensões de 50 x 50 x 50 centímetros. No fundo, antes do plantio, acrescente de uma a duas pás de areia, ou casca de arroz carbonizada, e misture com a terra para garantir que o solo mantenha-se bem drenado.

ESPAÇAMENTO Para plantas de porte alto, com 4 a 6 metros de altura, ou que serão o elemento central do jardim, pode ser de 4 metros ou mais. No caso de variedades híbridas de porte menor, ou para formar cerca-viva no jardim, use de 0,7 a 1 metro entre plantas.

ADUBAÇÃO Orgânica é feita na quantidade de 2 a 3 quilos por planta. Anualmente e antes do período de floração, faça a adubação de cobertura na projeção da copa com esterco curtido de gado, suíno ou húmus, que fornece fósforo e potássio, nutrientes indispensáveis para o bom florescimento.

Leia também: 
>> Conheça o cacto dama da noite, que não gosta de sol
>> Como garantir que a orquídea dê flor?

PODA Permite a entrada de luz e arejamento da copa, diminuindo a incidência de doenças fúngicas e favorecendo a próxima floração. Remova ramos secos e partes doentes da planta após o florescimento.

PRODUÇÃO De flores pelos métodos de estacas e alporques inicia-se entre três e cinco anos depois do plantio e podem ser cultivadas por décadas sem a necessidade de substituição. No cultivo para a produção de folhagem de corte, a planta pode ser substituída com maior frequência, para elevar a produção de ramos.

 

 
Source: Rural

Leave a Reply