Skip to main content

Volume estimado para a safra de laranja é 5,19% inferior ao do levantamento anterio, divulgado em maio (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 

A segunda Pesquisa de Estimativa de Safra (PES) de laranja 2018/2019 no parque comercial citrícola de São Paulo e Minas Gerais, divulgada nesta segunda-feira (10/9) apontou uma produção de 273,34 milhões de caixas (de 40,8 quilos), volume 5,19% inferior ao total de 288,23 milhões de caixas apontado no primeiro levantamento, em maio. A produção, se confirmada, representará queda de 31,4% sobre a oferta da safra 2017/2018, a segunda maior da história, de 398,35 milhões de caixas.

Segundo o Fundecitrus, a redução na oferta sobre a estimada anteriormente ocorre por causa da estiagem entre maio e julho, mais severa que a prevista inicialmente. Os frutos colhidos de todas as variedades até o mês de agosto apresentaram peso médio abaixo do projetado. "As chuvas desse período estão diretamente relacionadas com o desenvolvimento dos frutos e, consequentemente, com o peso que atingem na colheita", informou a instituição.

As primeiras expectativas já indicavam um ano menos chuvoso, com acumulado previsto para esses três meses em torno de 101 milímetros em média no cinturão citrícola, índice 24% abaixo da média histórica. "Porém, o volume real de chuva acumulada nesse período ficou em 36 milímetros, 73% inferior à média histórica, configurando a pior seca para esses meses nos últimos dez anos analisados", relatou.

Leia também
>>> Justiça condena Cutrale por descumprir normas de terceirizados
>>> CitrusBR confirma aumento de estoques de suco de laranja
>>> Exportações de suco de laranja sobem 23% em julho

"Somente em agosto foram observadas chuvas mais significativas e acima da média histórica nas regiões sul, sudoeste e na maior parte do centro, com média de 103 milímetros, enquanto no restante do cinturão citrícola a média, nesse mês, ficou em 38 milímetros", informou.

O levantamento é feito pelo Fundecitrus em parceria com a Markestrat, a Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto (SP) e o Departamento de Estatística da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Jaboticabal (SP).

A estimativa é considerada oficial para a safra de laranja na região brasileira, principal polo mundial produtor de suco, e tem a chancela da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo e do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) órgão correspondente ao Ministério da Agricultura norte-americano. O Fundecitrus divulgará, em dezembro, o terceiro levantamento de produção de laranja da safra 2018/2019, iniciada em 1º de julho.
Source: Rural

Leave a Reply