Skip to main content

Causa de doença pode ser uma virose (Foto: Ernesto de Souza / Ed. Globo)

 

As hortaliças chegam até esse tamanho e depois morrem. O que ocorre?
Giovanni Garcia, de José Bonifácio (SP)

Alface danificado de Giovanni (Foto: Giovanni Garcia/Arquivo Pessoal)

É difícil apenas por meio de fotos indicar com exatidão o que está ocorrendo com as hortaliças. Entretanto, os sintomas observados na alface parecem ser da doença conhecida como “vira-cabeça”, que é causada por, pelo menos, três espécies de vírus: Tomato spotted wilt orthotospovirus (TSWV); Groundnut ringspot orthotospovirus (GRSV); e Tomato chlorotic spot orthotospovirus (TCSV). Além da alface, os orthotospovírus, que são transmitidos por insetos (tripes), atacam diversas outras espécies de culturas como tomate, pimentão, pimenta, berinjela, jiló, batata e plantas daninhas (caruru, beldroega, joá-de-capote, maria-pretinha, entre outras). Considerando que não há medidas curativas de controle para as viroses, é complexo o controle de enfermidades provocadas por vírus, cuja espécie deve ser identificada em laboratórios especializados, onde são empregados testes de sorologia, moleculares e biológicos. Recomenda-se o plantio de cultivares resistentes, a produção de mudas em local protegido com tela e distante de cultivos infectados, a eliminação de fontes como plantas daninhas doentes, e a destruição dos restos culturais logo após a colheita. É importante ressaltar que os tripes são insetos pequenos e podem se abrigar dentro das flores, dificultando a ação de inseticidas.

Leia também: 
>> Como produzir alface em espuma fenólica
>> Saiba como evitar ataque de viroses em alface

CONSULTORA: MIRTES FREITAS LIMA, pesquisadora da área de virologia da Embrapa Hortaliças, Rod. Brasília/Anápolis, BR 060, Caixa Postal 218, CEP 70359-970, Brasília (DF), tel. (61) 3385-9110, www.embrapa.br/fale-conosco

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply