Skip to main content

O uso de produtos antimicrobianos abrange toda a cadeia de produção animal e é tema recorrente de discussões científicas, econômicas e políticas (Foto: Reprodução/TV Globo)

 

Foi dia 4 de setembro, em São Paulo. Entidades do setor de proteína animal, que usa muito antibiótico, e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento lançaram um programa para conscientizar os produtores sobre o manuseio dessas substâncias.

O uso de produtos antimicrobianos, entre eles os antibióticos, abrange toda a cadeia de produção animal e é tema recorrente de discussões científicas, econômicas e políticas. O aumento da população e da consequente necessidade de aumento da oferta de alimentos de origem animal determinam a necessidade de melhoria contínua na produção, sempre com mais qualidade e menor custos. Nesse campo, a utilização de antimicrobianos tem sido aliada da produção animal, contribuindo para o aumento da produtividade ao tratar animais enfermos, controlar a disseminação de doenças e prevenir a contaminação de animais saudáveis, entre outros tópicos, segundo as entidades.

>> Bem-estar animal hoje é exigência do mercado também

Estão juntos, o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan), Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais (Alanac), Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações), Associação Brasileira de Proteína Animal (Abpa), Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) , Associação Nacional da Pecuária Intensiva (Assocon), Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (Abcs), Confederação da Agricultura e Pecuária (Cna), Associação Brasileira de Laticínios (Viva Lácteos), Associação Brasileira da Indústria Farmoquímica e de Insumos Farmacêuticos (Abiquif) e Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR).

>> Mais notícias na coluna de Sebastião Nascimento

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply