Skip to main content

22% dos laticínios pesquisados pela Scot acreditam em alta do preço do leite ao produtor (Foto: Thinkstock)

 

O preço do leite ao produtor subiu pelo sétimo mês consecutivo no pagamento de agosto, referente ao produto entregue em julho. Segundo levantamento da Scot Consultoria, a média nacional ficou em R$ 1,246 por litro, sem o frete, alta de 1,4% na variação mensal e de 21,3% no acumulado de 2018. Em relação a agosto de 2017, o produtor está recebendo 10,6% a mais neste ano, mesmo ante o aumento na produção do Sul e a retomada no crescimento da oferta em Minas Gerais, São Paulo e Goiás.

>> Preço do leite ao produtor sobe 50% em 2018

Dados parciais de agosto mostram que a captação leiteira aumentou cerca de 3% na média nacional, na variação mensal. Apesar da elevação, a produção de 2018 está abaixo da média de anos anteriores, o que explica o ganho nos preços. Segundo o Índice Scot Consultoria, o volume captado em agosto de 2018 foi 11,3% menor no comparativo anual.

Para o pagamento que será realizado em setembro, referente à produção de agosto, 22% dos laticínios pesquisados pela Scot acreditam em alta do preço do leite ao produtor (maioria localizada no Nordeste), 42% relatam estabilidade e os 36% restante estimam quedas nos preços, frente ao pagamento anterior.

>> Região Sul se articula para impulsionar exportação de leite em pó

Custos
Depois de dois meses de queda, as despesas da atividade leiteira subiram em agosto. Segundo o Índice Scot Consultoria de Custo de Produção, o aumento foi de 3% em relação a julho e de 13,7% no comparativo anual. Desde o início do ano, os custos acumulam um incremento de 8,9%. "As altas nos preços dos alimentos concentrados, principalmente o milho e o farelo de soja, puxaram o indicador para cima. Fertilizantes e produtos para sanidade animal também ficaram mais caros", afirma em relatório a analista Juliana Pila.

>> Doce de leite: aprenda receita de forno com apenas um ingrediente

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply