Skip to main content

Representantes do Sistema Famato no Centro de Plataformas Celular e Molecular (C-CAMP), da Universidade de Ciências Agrícolas, em Bangalore, na Índia (Foto: Divulgação)

 

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) assinou, na última sexta sexta-feira (31/08), um termo de cooperação com a Universidade de Ciências Agrícolas, em Bangalore, na Índia, para estimular a troca de conhecimento e pesquisas para a agricultura entre o Brasil e a Índia.

Segundo vice-presidente da Famato, Marcos da Rosa, a parceria é importante devido ao fortalecimento do projeto AgriHub, iniativa criada para identificar os problemas dos produtores rurais de Mato Grosso e conectá-los a centros de pesquisa e empresas direcionadas à tecnologias digitais.

“A parceria é um momento importante para nós do Sistema Famato e para o fortalecimento do projeto AgriHub. Trata-se de uma grande oportunidade para compartilharmos tecnologias e informações que irão beneficiar os produtores rurais dos dois países”, afirmou.

O acordo foi firmado com o Centro de Plataformas Celular e Molecular (C-CAMP), da universidade indiana. O C-CAMP se dedica ao ensino, pesquisa e extensão rural. Os estudos abrangem diferentes culturas, como milho, arroz, soja, algodão e hortifrúti. O foco principal é estudar variedades de grãos resistentes à seca devido ao déficit hídrico.

“Nosso maior desafio é desenvolver variedades resistentes à seca e aumentar a produtividade. O melhoramento genético avançou muito, mas a questão da produtividade ainda é um problema”, explicou o professor e pesquisador indiano Udayakumar.

>> ‘Pesquisa e inovação agro no Brasil não devem nada a outro país’

A missão técnica da Famato na Índia conta com representantes da própria entidade, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e o  Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), parceiros da Famato no projeto AgriHub. Além disso, também viajam com a delegação representantes do Instituto Soja Livre, Aprosoja-MT, Aprosoja-MG, CBFP, Aprosmat e da Embaixada brasileira.

>> Universidade holandesa cria desafio com estufas autônomas

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply