Skip to main content

A praga pode ser controlada aplicando-se uma mistura de óleo vegetal bruto (Foto: Drawlio Joca / Ed. Globo)

 

É alguma doença o que atacou meu pé de coco verde que tenho plantado em casa?
Jeane Scheurich, de Blumenau (SC)

Coqueiro danificado de Jeane (Foto: Jeane Scheurich/Arquivo Pessoal)

Um dos problemas que o coqueiro apresenta é a presença do ácaro-da-mancha-anelar (Amrineus cocofolius), que ataca a superfície dos frutos do quinto ao sexto cacho da planta, a partir da inflorescência aberta. Os frutos danificados perdem o brilho, ficam opacos e acinzentados e, à medida que se desenvolvem, registram pequenas pontuações marrons, que evoluem para necroses que circundam o coco no seu diâmetro equatorial, formando uma cinta ou anel ao seu redor. A necrose é bastante superficial e, normalmente, não altera peso e tamanho do fruto. Em plantios comerciais, afeta o valor comercial do coco destinado ao mercado de fruto in natura. A praga pode ser controlada aplicando-se, em intervalos de 20 dias, uma mistura de óleo vegetal bruto a 1,5% com detergente neutro a 1% até o desaparecimento dos danos nos cachos mais novos. Acaricidas de contato registrados para controle do ácaro-da-necrose (Aceria guerreronis) também mostram-se eficientes quando utilizados no controle do ácaro-da-mancha-anelar. O alongamento, tamanho pequeno e cinturamento dos frutos são características atribuídas à falta de água e de uma nutrição adequada, fatores essenciais para o bom desenvolvimento e produção do coqueiro.

(Foto: Jeane Scheurich/Arquivo Pessoal)

CONSULTORA: JOANA MARIA SANTOS FERREIRA, pesquisadora da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Av. Beira Mar, 3250, Jardins, Caixa Postal 44, CEP 49025-040, Aracaju (SE), tel. (79) 4009-1344, www.embrapa.br/fale-conosco

Leia também: 
>> Ataque de praga e falta de nutrientes danificam coqueiro anão
>> Coco: o que fazer quando o coqueiro não produz 
>> Coco: veja dicas de como cuidar do coqueiro

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply