Skip to main content

A partir de 2028, Carrefour irá apenas comercializar ovos produzidos em sistema livre de gaiolas (Foto: Globo Rural)

 

 

 

 

 

 

 

 

O Carrefour, maior rede de varejo do Brasil, anunciou que, até 2028, vai vender apenas ovos produzidos em sistema livre de gaiolas, conhecido como cage-free. A empresa diz que se comprometeu a promover o bem-estar animal na criação e manejo das galinhas poedeiras junto a cadeia produtiva. "A rede vai trabalhar junto aos fornecedores e na conscientização dos seus milhares de consumidores a fim de mostrar a importância dessa nova política", diz a empresa, em nota.

A meta inicial é que todos os ovos das marcas próprias Carrefour sejam produzidos a partir deste sistema até 2025, em países como Brasil, França, Itália, Polônia, Bélgica, Espanha e Romênia. O compromisso da empresa conta com o apoio das organizações de defesa animal, como Animal Equality, Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, Humane Society International e Mercy For Animals.

>> Maior granja de ovos da América do Sul dá liberdade às galinhas
>> Aurora dá prazo a fornecedor de ovos para adotar sistema livre de gaiolas

Paralelamente, o Grupo Carrefour dará sequência à proposta de constituição de um grupo de trabalho sobre ovos no âmbito da Comissão de Bem-Estar Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), com participação do comércio, produtores e associações.

Além disso, a companhia vai trabalhar para constituir outro grupo de trabalho envolvendo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), para elaborar um protocolo com as diretrizes para a produção de ovos em sistema livre de gaiolas.

Prateleiras do supermercado terão apenas ovos produzidos em sistema livre de gaiolas (Foto: Divulgação)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O compromisso integra um plano de transformação global anunciado pelo grupo em janeiro deste ano. De acordo com a varejista, um dos principais objetivos é estimular a maior responsabilidade socioambiental entre os consumidores.

>> Grande fabricante de maionese decide não usar ovos de galinhas criadas em gaiolas
>> Kraft Heinz se compromete a usar apenas ovo livre de gaiola na América Latina até 2025

O Carrefour já havia assumido o compromisso de oferecer produtos livres de desmatamento até 2020. Entre as ações de sustentabilidade já desenvolvidas pela companhia estão uma plataforma de pecuária sustentável para fornecer carnes não oriundas de áreas de desmatamento na Amazônia, além de um programa voltado para a produção sustentável de bezerros para fomentar a criação de gado em pequenas propriedades de Mato Grosso.

Para o diretor de Sustentabilidade do Carrefour Brasil, Paulo Pianez, a ausência de regulação específica, falta de clareza quanto às especificações técnicas, dificuldade de acesso a informações e o alto investimento necessário para transição de modelos dificultam a implementação do sistema cage-free. "A partir do apoio fundamental de todos os setores envolvidos, além da iniciativa pública e da sociedade civil, queremos garantir meios pelos quais esses desafios sejam enfrentados colaborativamente", conclui.

>> Galinha atua como co-terapeuta em tratamento de pacientes com paralisia cerebral

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply