Skip to main content

milho (Foto: FreeStocks/Creative Commons)

 

_O aumento na área de milho na Argentina, anunciado no dia 23 deste mês pela Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA), está relacionado principalmente com o fim da taxação sobre as exportações dos cereais do país, feitas no fim de 2015, avaliou nesta terça-feira (28/8), em nota, o analista de mercado João Macedo, da consultoria INTL FCStone.

Conforme a BCBA, a Argentina deve aumentar em 7,48% a área de milho na próxima safra, referente ao ciclo 2018/2019, alcançando 5,8 milhões de hectares, a maior colheita desde os anos 2000.

Outro fator a estimular a expansão do cereal na Argentina é a valorização de preços do grão e a ausência de taxas de exportação – ante 26% de taxa para a soja, fator limitante para a forte recuperação da área da oleaginosa, após a quebra da safra 2017/2018.

Leia também:
>> JBS importa milho da Argentina para minimizar perdas com tabela de fretes
>> Áreas de milho em Illinois têm rendimento médio de 192,6 bushels por acre
>> Demanda sustenta alta atípica dos preços do milho na B3, diz Imea

O que ainda pesa a favor da soja, porém, é a possibilidade de expansão de negócios com a Ásia, em razão da guerra comercial entre a China e os Estados Unidos. Se o aumento de área de milho se confirmar, há a possibilidade de normalização das condições de oferta e de preços do grão na América Latina em 2019.

"Caso o aumento da produção seja confirmado, a Argentina deve recuperar em 2018/2019 parte das exportações que atualmente estão sendo perdidas para os Estados Unidos", diz a INTL FCStone.

O analista da consultoria ressalta, porém, que ainda é cedo para afirmar que a Argentina terá uma grande safra. "Atualmente, o prognóstico climático não é favorável. Os trabalhos do plantio do milho temprano, que é semeado mais cedo, estão sendo dificultados pela falta de umidade em grande parte do território, especialmente na região norte e em Córdoba."

O relatório explica que a semeadura de lotes tardios se intensifica em dezembro. "Logo, ainda é muito incerto dizer se a atual seca limitará a capacidade de plantio da Argentina", diz.

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply