Skip to main content

O ministro Blairo Maggi, que também é produtor rural (Foto: Fernando Vilarin / Ed. Globo)

 

 

Foi derrubada a liminar que suspendia os agrotóxicos à base de glifosato, abamectina e tiram no Brasil. A informação foi divulgada, nesta quinta-feira (23/8), pelo ministro da Agricultura, Blairo Maggi, por meio de sua conta no Twitter.

“Notícia boa! Acaba de ser cassada a liminar que proibia o uso do glifosato no Brasil”, disse Maggi.

No dia 3 de agosto, a juíza substituta Luciana Raquel Tolentino de Moura acatou pedido do Ministério Público Federal, sob a alegação de demora na reavaliação toxicológica desses princípios ativos. A ordem para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária era priorizar a reavaliação até o dia 31 de dezembro. Se não cumprir a determinação, está sujeita a multa diária de R$ 10 mil.

A decisão da magistrada é motivo de preocupação para o agronegócio, especialmente os produtores de soja. Pelos menos 90% das lavouras brasileiras são semeadas com grão transgênico tolerante ao glifosato, herbicida utilizado na dessecação da palhada antes da semeadura, e por isso considerado fundamental para viabilizar a técnica do plantio direto.

Lideranças das entidades de produtores alertam para a inviabilidade da próxima safra de soja, caso a suspensão do glifosato permaneça. Alegam que não há substituto para o produto que tenha a mesma eficiência. O próprio Maggi, chegou a dizer que, diante da situação, só haveria duas alternativas: ou não plantar a safra nova ou desobedecer a ordem judicial.

Leia também: 
>> Avaliação do glifosato tem que ir além da possibilidade de câncer, diz Anvisa
>> CNA monta comitê para mapear inovações no agro por meio de startups

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply