Skip to main content

Objetivo da inspeção é assegurar a ausência de pragas quarentenárias no produto (Foto: Marcelo Curia/Ed. Globo)

 

O tabaco brasileiro está apto a ser embarcado para a China, conforme apurou uma pré-inspeção com representantes do país asiático. Desde o dia 16 de julho deste ano, técnicos chineses da Administração Geral de Supervisão de Qualidade, Inspeção e Quarentena (AQSIQ) e da Administração Geral das Alfândegas da República da China (GACC) estiveram na região do Vale do Rio Pardo, no Rio Grande do Sul, coletando amostras de tabaco processado e fazendo testes laboratoriais para comprovar a sanidade do produto nacional antes do embarque.

A pré-inspeção do tabaco que é comercializado para a China acontece anualmente. O objetivo é assegurar a ausência de pragas quarentenárias no produto, uma das exigências do protocolo bilateral de comércio entre Brasil e o país da Ásia.

Leia também: 
>> China estende investigação antidumping sobre frango brasileiro
>> Tensão entre EUA e China deve abrir espaço para soja brasileira, diz USDA

Os inspetores chineses analisaram 58 amostras de um total de 43 mil toneladas de tabaco compradas pela China em 2018. O material foi analisado no laboratório da Central Analítica da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), no estado gaúcho. Técnicos brasileiros do Ministério da Agricultura acompanharam a missão chinesa e todo processo de coleta para certificar de que todos os métodos foram feitos corretamente.

Em 2017, a China foi segundo maior país comprador do tabaco brasileiro, gerando US$ 276 milhões em divisas, o que representa 13% do total embarcado no ano. “A China é um importante importador do tabaco brasileiro, o que só é possível devido à parceria dos envolvidos nesta missão”, afirmou Iro Schünke, presidente do SindiTabaco. “Considerando que o Brasil é o segundo maior produtor e o maior exportador mundial há 25 anos, é nossa expectativa que possamos continuar fazendo negócios por muito tempo.”

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply