Skip to main content

Agressivo conquistou 13 fivelas de melhor touro (Foto: André Silva/Divulgação)

 

Um monumento dedicado ao Agressivo, touro considerado o mais ameaçador dos rodeios brasileiros e que morreu no fim de julho, será construído na Fazenda Santa Martha, em Icém (SP). O animal ficou internado uma semana em um hospital veterinário, com artrose nas articulações. 

A construção está prevista para começar em setembro de 2018, mas ainda não há previsão de quando será concluída. O material da estrutura será de algum tipo de pedra com grande durabilidade. A estátua terá um tamanho de 2,5 metros de comprimento por 1,80 metro de altura.

O animal tinha 17 anos, estava aposentado desde 2015 e vivia na propriedade no interior paulista. Ele pertencia à companhia de Paulo Emílio Marquez, desde em 2008, quando chegou aos seis anos de idade, e logo ganhou fama de “impossível de ser vencido”. 

Ele ficou oito anos invicto e colecionava diversos títulos da PBR (Professional Bull Riders), uma liga internacional de rodeios. 

Agressivo em disputa de rodeio (Foto: Alberto Gonzaga/Divulgação)

Agressivo tinha até uma página no Facebook, chamada Touro Agressivo, que tem quase 80 mil seguidores. Ele foi eleito o Touro do Ano em 2010 de Barretos, e também conquistou 13 fivelas de melhor touro.  De acordo com a PBR, apenas dois atletas de rodeio conseguiram montar e ficar oito segundos em cima do animal.

Leia também: 
>> Touro mais temido nos rodeios do Brasil morre aos 17 anos
>> Morre touro PH Uísque, um dos melhores da raça Gir Leiteiro
>> Morre touro Donato Naviraí aos 13 anos de idade

“É uma grande perda. Todos sabem que trato meus touros como filhos, vibro com eles e proporciono todo bem-estar que eles merecem durante as competições e após a aposentadoria. É um dia triste para o mundo dos rodeios”, afirmou Paulo Emílio Marques, proprietário do animal, após o falecimento de Agressivo mês passado. 

No Twitter, Paulo Emílio contou que Agressivo ficou internado por cinco dias no hospital veterinário da Unirp (Centro Universitário Rio Preto), fraco e sem comer. “Seus órgãos começaram a parar de funcionar. Infelizmente a idade chegou”, disse. 

Leia também: 
>> Multidão em São Paulo cultua os prazeres da carne
>> Mudança do consumidor traz "nova realidade" para pecuária bovina
>> Ultrassonografia ajuda pecuarista a selecionar gado de alto padrão
>> Globo Rural e Fundação Dom Cabral lançam programa de gestão no agro

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply