Skip to main content

Enquanto avalia a possibilidade de valorização do trigo no mercado internacional no médio prazo, Cepea registra queda no preço do cereal nacional nas praças onde baliza seus indicadores de referência  (Foto: Divulgação/Biotrigo)

Os preços do trigo podem sofrer elevação no médio prazo, considerando as expectativas de oferta menor e de crescimento no consumo na safra 2018/2019. A avaliação é dos pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

“A menor oferta em importantes consumidores e importadores também pode aumentar as transações mundiais. Os Estados Unidos e o Canadá serão os principais beneficiados com a maior demanda no mercado externo, de acordo com dados do USDA”, diz a instituição, em nota.

Em relação ao mercado brasileiro no curto prazo, os pesquisadores dos Cepea afirmam que os preços estão em queda no Estado do Paraná. Segundo eles, os compradores estão à espera da entrada do cereal da safra nova.

>>> Estiagem em São Paulo provoca quebra da safra do trigo
>>> Clima ainda apresenta risco ao trigo brasileiro, diz consultoria
>>> Argentina diversifica exportação de trigo e reduz dependência do Brasil

Em meio a este cenário, o indicador de referência para o cereal com base no mercado paranaense acumula queda de 2,53% no mês. Na segunda-feira (13/8), o valor chegou a R$ 962,08 por tonelada.

Na referência com base no mercado do Rio Grande do Sul, a queda acumulada é de 1,15% em agosto. Na segunda-feira (13/8), a cotação foi de R$ 887,88 a tonelada.

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.

 
Source: Rural

Leave a Reply