Skip to main content

Do original verde-claro, hoje existem periquitos albinos e até lutinos: brancos e amarelos com olhos vermelhos (Foto: Eric Kilby/Wikimedia Commons)

 

Depois de cães e gatos, passarinhos estão entre os animais de estimação preferidos pela população, sendo os periquitos um dos principais escolhidos para a companhia doméstica. O mais popular da espécie é o australiano (Melopsittacus undulatus), que também tem características adequadas para prosperar um comércio, mesmo que à frente da atividade esteja alguém com pouca experiência no ramo.

De lida fácil e custo baixo, o periquito-australiano é bom reprodutor e não precisa de autorização de órgãos ambientais para o manejo comercial. Basta contar com um aparato simples que acomode o pássaro, como uma gaiola numa área sem necessidade de muito espaço, para iniciar um empreendimento com fim lucrativo. Com preço barato, no varejo especializado são encontradas sementes envasadas para alimentar a ave, que é pequena e come pouco.

Em média, atinge 18 centímetros a envergadura das asas do periquito-australiano, cujos machos pesam entre 22 e 34 gramas. As fêmeas são um pouco mais pesadas, variando de 24 a 40 gramas. A espécie de bico torto, que pertence à família Psittacidae, é coberta por penas em versões de cores variadas, resultado de diversas mutações realizadas por meio de cruzamentos ao longo de muitos anos. Na beleza dos tons vivos da plumagem do periquito-australiano também está o interesse da criação do pássaro para  ornamentação.

Leia também: 
>> 4 dúvidas sobre pássaros
>> Como criar forpus coelestis

Muitos criadores têm a finalidade de obter exemplares selecionados, com colorido exuberante, para participar de concorridos concursos e exposições pelo país. Do original verde-claro, hoje existem no mercado periquitos com um extenso leque de nuances e combinações, inclusive albinos e lutinos – brancos e amarelos com olhos vermelhos, respectivamente.

O periquito-australiano é sociável e não gosta de ficar isolado. Vive bem em casais, grupos e até com outros tipos de aves. Se criado individualmente, no entanto, tem a possibilidade de ser vendido em idade precoce para viver sozinho com o futuro dono. Diurno, precisa ter um local tranquilo para uma boa noite de descanso. A privação do sono pode provocar problemas de saúde na ave, que tem expectativa para viver de 12 a 14 anos.

Sem apresentar dificuldades, a adaptação rápida ao processo de domesticação favoreceu a comercialização do periquito-australiano em larga escala pelo mundo desde meados do século XIX. Por aqui, a ambientação foi facilitada pela semelhança do clima brasileiro com o de seu país de origem, que dá nome ao pássaro.

Mãos à obra

>>> INÍCIO A compra dos primeiros periquitos-australianos para formar o plantel é muito importante, já que eles serão as matrizes da criação. Portanto, adquira exemplares saudáveis, ativos e somente de aviários idôneos. Melhor ainda se o estabelecimento for indicado, assegurando a procedência das aves.

>>> AMBIENTE Embora o periquito-australiano seja resistente, é bom que ele seja mantido em área protegida de ventos e também do frio durante os meses de inverno. Para dormir com tranquilidade à noite, ainda é indicado reduzir a iluminação do local e o barulho.

>>> GAIOLAS De arame galvanizado são mais fáceis de ser limpas, mas também há opções mais baratas de madeira, embora com o bico a ave possa danificá-las. Seja qual for o material, devem ter espaço suficiente para o periquito se movimentar à vontade. Recomenda-se voadeiras com divisória no tamanho de 70 x 30 x 40 centímetros. Dentro, distribua os poleiros em diferentes níveis para o pássaro subir e descer.

>>> NINHOS De 15 x 15 x 25 centímetros podem ser colocados no chão ou suspensos nas gaiolas. Forre-os com serragem de pinho para ajudar na absorção dos dejetos da criação e evitar que os ovos rolem pela superfície. Evite a incidência de infecções por parasitas limpando os ninhos regularmente.

>>> CUIDADOS Com a higienização dos comedouros e bebedouros devem ser diários. Troque a água e retire as sobras dos alimentos, para evitar um ambiente propício ao surgimento de bolor. Como o periquito-australiano gosta de se banhar, providencie um recipiente com pouca profundidade com água para a ave usar como banheira.

>>> ALIMENTAÇÃO Pode ser comprada em lojas de produtos agropecuários, que vendem sementes específicas para passarinhos. Há ração balanceada e especial para o periquito-australiano. Mas também são recomendadas frutas (maçã sem semente e laranja) e hortaliças frescas (escarola, espinafre, almeirão e catalônia) como complementos das refeições da espécie, que pega com facilidade pequenos pedaços desses alimentos por meio do formato do seu bico torto e afiado, cuja parte superior é maior que a inferior. Forneça milho verde duas vezes por semana, também jiló e pimenta, e se informe sobre disponibilizar algum tipo de vitamina e mineral. Grit ou areia ajuda na digestão. Por serem tóxicas para o periquito-australiano, abacate e semente de maçã não podem ser fornecidos para a ave.

>>> REPRODUÇÃO É possível a partir dos seis meses de idade, quando o periquito-australiano atinge a maturidade sexual. Nesse período, a tonalidade de um tipo de cera (carúncula), que fica em cima do bico, permite distinguir o sexo da ave. Enquanto na fêmea torna-se marrom, no macho passa a ser azul. Após o acasalamento, que é precedido por um ritual de dança do parceiro, as mães botam ovos em dias alternados somando um total de quatro a seis dias. Demora entre 18 e 21 dias para o desenvolvimento completo dos filhotes até a eclosão de cada unidade. Com 35 a 40 dias, os novos periquitos saem do ninho, mas ainda mantêm-se por cerca de dez dias sendo alimentados pelos pais.

Onde adquirir: em criadouros ou lojas especializadas, onde podem ser fornecidas mais orientações sobre o pássaro e o mercado
Mais informações: a Abrase (Associação Brasileira de Criadores e Comerciantes de Animais Silvestres e Exóticos) encaminha dúvidas a especialistas da região, tel. (21) 2218-7881, abrase@ism.com.br

Consultor: Pierre J. Alonso, zootecnista e consultor, tel. (11) 99621-7725, pierre.alonso@uol.com.br

 
Source: Rural

Leave a Reply