Skip to main content

Diretor-geral do IICA, Manuel Otero, e pelo subsecretário de Agricultura do Chile, Alfonso Vargas (Foto: Divulgação/IICA)

 

O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e o Ministério de Agricultura do Chile (MINAGRI) assinaram uma carta de entendimento para promover a criação de um fórum de ministros de Agricultura da Aliança do Pacífico, bloco comercial latino-americano. O documento faz parte de um plano de ações integradas que será lançado em setembro deste ano.

O acordo foi oficializado nesta segunda-feira (13/8), na sede do MINAGRI, em Santiago, capital chilena, pelo diretor-geral do IICA, Manuel Otero, e pelo subsecretário de Agricultura do Chile, Alfonso Vargas. O acordo irá valer quatros anos.

“Um eixo do plano é a criação de um fórum, o Conselho de Ministros de Agricultura da Aliança do Pacífico. Trata-se de um espaço importantíssimo para a projeção da agricultura do Chile em níveis regional e sub-regional”, declarou Otero. “Esperamos fomentar uma visão renovada da cooperação internacional, dando impulso ao crescimento da relação com o setor privado.

Leia também: 
>> Safra de feijão em 2018 será 3,4% menor que o previsto em junho
>> Matéria-prima, greve de caminhoneiros e câmbio pressionam margens, diz Heringer

Em um primeiro momento, está planejado um mecanismo de troca de experiências entre a República Dominicana e o Chile, que poderia ser replicado em outros países da América Latina e o Caribe.

A aliança entre o IICA e o MINAGRI cumpre o proposto pelo governo do Chile, do presidente Sebastián Piñera, de fortalecer a Aliança do Pacífico, incluindo os países fundadores – Chile, Colômbia, Peru e México. Há a possibilidade de abrir a cooperação com nações como a Austrália, Nova Zelândia, Singapura e Canadá.

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply