Skip to main content

Algumas fêmeas são mais suscetíveis na adoção de órfãos, disse médico veterinário (Foto: Ernesto Souza / Ed. Globo)

 

Há alguma explicação para a vaca, que perdeu sua bezerra e ficou impossibilitada de andar depois de ter o casco machucado pelo nosso touro reprodutor, adotar o cabrito órfão de mãe?
Jackson José, de Camalaú (PB)

A adoção não é rara entre os mamíferos, mesmo quando se trata de espécies diferentes. Em geral, por serem mais mansas e por já terem tido mais de uma cria, algumas fêmeas são mais suscetíveis na adoção de órfãos em relação à maioria que se encontra em lactação. Além da tendência à maternidade, uma série de hormônios, como a prolactina, apresenta-se bem mais alta nas progenitoras. Muitas vezes, o desespero do órfão também leva a fêmea a aceitar com mais facilidade o filhote. 

Cabrito mama na vaca 'mãe' adotiva (Foto: Jackson Jose/Arquivo Pessoal)

CONSULTOR: ENRICO LIPPI ORTOLANI, professor do departamento de clínica médica da Faculdade de Medicina Veterinárias e Zootecnia (FMVZ) da Universidade de São Paulo (USP), tel. (11) 3091-7672, ortolani@usp.br

 

Leia também: 
>> Como preparar ração para o gado leiteiro
>> GR Responde: inchaço em pescoço de vaca não causa sérios problemas 
>> Como tratar cãibras em vacas

 

 

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply